terça-feira, 2 de junho de 2009

Crespo ou cacheado?

Uma dúvida muito comum entre as pessoas de cabelo enrolado é saber se seu cabelo é crespo ou cacheado, por menor que seja essa diferença é importante para a escolha adequada dos produtos para cada tipo de cabelo.

A diferença básica entre um e outro é: cabelo crespo começa enrolando desde a raiz, cabelo cacheado começa enrolar longe na raiz. Se você tem dúvida pegue uma régua e vá no espelho, confira que seu cabelo tem pelo menos 5cm de raiz bem lisa, sem ondulações, se tiver ele é cacheado se não tiver ele é crespo.
É importante que o cabelo esteja natural ao fazer essa observação, pois aplicar muito creme nos fios faz pesar e dá a falsa impressão de se tratar de um cabelo cacheado quando na verdade é crespo.

Pela foto, observe que Cláudia Ohana e Patrícia Pillar possuem cabelo cacheado, a raiz lisa é visível, já Cláudia Jimenez possui cabelo crespo.

A diferença entre os dois é que o cabelo cacheado tem uma melhor distribuição de óleo natural nessa parte mais lisa, forçando esse óleo a descer pelo fio pela força da gravidade, já no cabelo crespo, dependendo da intensidade desse crespo a oleosidade pode não conseguir sair da raiz para o fio.

Neste caso os cabelos crespos precisam de total atenção em todo o seu comprimento e os produtos para cabelo crespo devem ser mais hidratantes e emolientes do que para cabelos cacheados.
Já quem tem cabelo cacheado precisa dar total atenção as pontas, que ficam sem oleosidade natural e não saturar a raiz com hidratação para não pesar e conseguir o efeito 'raiz altinha' desgrudando o cabelo do couro cabeludo.

42 comentários:

Patrícia disse...

É! Amei a dica pra "identificar".

O meu fica entre o ondulado e o cacheado. Ele só começa a formar uns cachinhos a partir da altura da orelha. E bem largos, bem soltinhos, leves. E é MUITO seco!

Boa semana!
Beijos! ^^

Dai disse...

Olá Azanha! Capriche nas hidratações (min 2x por semana) mais nessa parte e passe só a 'mão suja de creme' na parte mais lisa... o resultado em 2 ou 3 meses é absurdo! E é muito provável q seus cachos se soltem mais ainda! :)
Boa sorte!

Anônimo disse...

Olá, o que eu vou pedir não tem muito a ver, mas se vocês puderem me ajudar, eu agradeceria :D
tenho cabelo liso e bem macio, mas a raiz da frente (mais ou menos uns tres dedos de raiz) está nascendo crespa, e é só essa raiz mesmo a raiz mais de traz nasce lisa e macia como todo meu cabelo, aah e tenho muito frizz nesta parte crespa tb...
o que devo fazer? não queria nenhuma quimica, pois tenho horro a isso, me ajudem. obrigada

Dai disse...

Olá Anonimo, quantos anos vc tem?

Anônimo disse...

olá, eu queria saber se o meu cabelo é crespo ou cacheado, ela não tem a raiz lisa, mais quando eu lavo ele forma varios caichos médios e encaracolados. Me ajudem, obrigada .

Dai disse...

Se o seu cabelo NÃO tem a raiz lisa então ele é classificado como crespo (menos óleo consegue chegar as pontas), independente do tipo de cacho q vc tenha. Isso serve apenas para se guiar na compra dos produtos, não é uma classificação nominal.
bjkas

Bárbara disse...

Eu queria saber o que fazer para o meu cabelo ficar menos armado durante o dia, porque durante o dia quando vou para escola ele arma... e durante a noite ele fica bonito.

Dai disse...

Bárbara, só hidratando. A unica forma de controlar o volume do cabelo é um longo tratamento hidratante. Compre mascaras potentes e use 3x por semana. O resultado vem em alguns meses. Seu shampoo deve ser forte demais pelo q conta, troque por shampoos mais suaves como os Jhonsons para bebes, se possivel so use-o no couro cabeludo e retire imediatamente se deixar escorrer muito pelos fios, isso ajuda a manter a hidratação.
Boa sorte!

Helena Melo disse...

O meu ainda nã consegui definir. Porque no texto diz que o cacheado tem 5cm lisos e o crespo é enrolado desde a raiz. Mas o meu tem ondas bem largas da raiz até a altura do nariz mais ou menos, e dali começa a fazer uns cachos que cabe uma caneta marca-texto por exemplo...qual será o meu?! Será crespo mesmo?!?

Dai disse...

Helena, teu cabelo tem pinta de ser cacheado e nao crespo! ;)
abraços

Anônimo disse...

olá, eu acho que tenho cabelos crespo, fiz uns tempo atras quimica no meu cabelo para alizar mas agora ele já cresceu esta na altura do ombro todo cacheado, gostaria de saber como mantelos dominados sem armar?? e ultimamente ele esta caindo bastante o que devo usar para essa queda???

Dai disse...

Hidrate MUITO! Só isso acalma o volume, é um tratamento de meses, para a queda eu sugiro um bom corte e a visita a um médico.

Cibele disse...

Olá, bom, pra começar, eu tenho 14 anos e só de uns tempos pra cá comecei a gostar do meu cabelo. A partir do que li no Blog conclui que meu cabelo é cacheado porque na raiz é liso e depois de alguns centímetros aparecem os cachos, meu cabelo é pouco, fino e os cachos são bem 'estreitinhos'. Não tenho muitas dificuldades para controlar o volume, mas quando ele seca, parece que de um lado os cachos 'encolhem' mais que do outro e também dá uma impressão de cabelo arrepiado porque os cachos não se definem muito bem. Meu corte é reto, pensei em cortar em camadas, mas tenho medo de dar muito volume. Me ajudem por favor, preciso saber qual é o corte mais adequado e de alguma dica de produto para definir os cachos.

Dai disse...

Além do corte (é em camadas mas precisa de um cabeleireiro q saiba trabalhar com cachos) a hidratacao constante é fundamental no seu caso. Sao meses de hidratacao até q vc veja os resultados no volume.

Anônimo disse...

Eu faço relaxamento desde os 9 anos mais ou menos e quando eu comecei a fazer o meu cabelo era liso mais um pouco armado.Agora eu estou com 13 e parei de fazer, e ele começou a crescer ondulado, e eu não sei se quando sair toda a química ele vai ficar crespo ou ondulado, me ajude!
Bjs

Dai disse...

Vc precisa se livrar de toda a quimica para saber como é seu cabelo e as reais necessidades dele.
A grande dica é: hidrate muito, pra ele já crescer perdendo o volume.

Unknown disse...

Olá,tenho 15 anos, e a dois anos atras dei relaxamento em meu cabelo, so que não gostei do resultado, então cortei ele curto pra o cabelo ir crescendo virgem, ate então tava crescendo normal só que de uns tempos pra cá da orelha pra frente a raiz dele ta ficando bem enroladinho e antes era liso na raiz e cacheado nas pontas, por que será que isso acontece? O que devo fazer

Dai disse...

Samille, seu cabelo está muito ressecado. Quando mais seco/ressecado mais enrolado ele ficará. Vc precisa de um longo e intensivo tratamento de hidratação e muitos cortes para que ele volte ao normal.

Tainara - Rj disse...

Oi. Eu acho que meu cabelo é crespo, ele começa a cachear bem proximo a raiz. Os fios são bem fininhos por isso ele não pesa. Não tenho muito cabelo, e os cachos são pequenos, gostaria de te-los um pouco mais largos, e diminuir um pouco a armação dele. O que indica? Obrigada, bjbj ;*

Dai disse...

Hidratação! Um longo tratamento de hidratação com produtos profissionais, e uma finalização adequada. Tudo isso tem textos no blog.

Andreza disse...

Olá, eu tenho uma duvida. Meu cabelo está bem ressecado. E quando ele fica molhado os cachos se abrem mais, dai seca e encolhe tipo miojinho sabe? então se eu hidratar bastante, ele vai ficar com o aspecto de quando esta molhado? Quer dizer ele ficara mais pesado, e com menos frizz? Algumas pessoas dizem que eu preciso fazer um relaxamento bem suave, só para abrir os cachos e tal. Mas eu tenho um pouco de medo de estragar o meu cabelo. Então só boas hidratações semanais serão capazes de abri-lo mais sem ser necessário o uso de quimica?

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Andreza, com certeza a hidratação vai fazer com que teu cabelo diminua bastante o frizz. Quanto ao formato do cacho, é dificil dizer como vai ficar. O que vai influenciar no formato (pequeno ou grande) é o tipo de produto finalizador e a tecnica que vc está usando.

Anônimo disse...

olá ,meu nome é juliana e eu tenho 15 anos e sempre tive muuuito cabelo,meu cabelo sempre foi liso até os 10 anos de idade,eu cortava chanel, porque era liso e facil de cuidar, mas ele começou a ficar ondulado e volumoso, aí eu deixei crescer pra diminuir o volume, mas agora ele está muito sem forma, nem liso, nem cacheado e as pontas estão muito secas e quebradas , gostaria de dicas ou opções de cortes (mas nada de curto, para evitar a juba de leão ,rsrs) …
obrigada

Anônimo disse...

oi, tenho cabelos crespo segundo a classificação que descobri no blog e faço relaxamento na raiz pois gosto dos cachos no comprimento do cabelo mas odeio a raiz ondulada entao ha 2 anos alongo a ate a altura da orelha e deixo os cachos no resto...mas agora me sinto refen disso, pq quando o cabelo cresce tenho q fazer novamente senão vou ficar com cachos nas pontas, no meio liso e raiz ondulada. queria uma solução para isso...me ajude por favor!!!

Beatriz Rios disse...

Eu não sei se meu cabelo é crespo ou enrolado.Quando eu tinha uns 11 anos(tenho hoje 12),fiz selagem e depois, no mesmo ano fiz denovo,depois de um tempinho,neste ano fiz tratamento de choque,e foi um choque mesmo!no dia que eu lavei ele já enrolou,ficou bem crespo, e antes de eu fazer isso tudo meu cabelo era hidratado,enrolado,e tinha uns cachinhos tipo molinha;hoje me cabelo está seco,não tem os mesmos cachos,quando eu faço cachos eles não ficam firmes quando antes,e só ando com ele amarrado pois nas laterais ele é bem quebradiço.me diga por favor oqe fazer para meu cabelo ficar mais hidratado,bonito e eu poder andar com ele solto como antes!
Beatriz Rios/12 anos

Luisa Gama disse...

Oi, há um tempo eu usava relaxamento, só que era guanidina, minha mãe dicidiu mudar, pois achou que era muito forte, já estou há 6 meses sem usar nenhum relaxamento e meu cabelo na raiz é cacheadinho rsrs e nas pontas é liso --'
O ruim é que na raiz fica armado... Eu acredito que ele seja crespo. Eu estou querendo deixar meu cabelo cacheado de novo, só queria que os cachos ficassem mais bonitos, um pouco mais largos, só que por enquanto vou ter que aturar esses cachinhos na raiz e as pontas lisas... pode me ajudar? Como posso fazer com que isso acabe mais rápido, o que posso fazer para não ficar armado na raiz.. .tem alguma dica de hidratação ?

Anônimo disse...

Olá! Meu cabelo nasce ondulado bem perto da raiz e ele forma uns cachos bem pequenos, irregulares com aspecto espetado sem forma definida, alem disso ele é muito fino e longo, em baixo na nunca mais ou menos ele é liso, agora não sei se ele ta ficando liso por usar tanto creme para pentear. Que tipo é meu cabelo? Faz mal usar todos os dias o creme pra pentear? Não gosto das ondas perto da raiz por isso uso tanto creme para deixa-lo mais "liso". Até gosto dos cachos para baixo da orelha mas se forem bem definidos e mais liso em cima, o que fazer?
Beijos

carleta disse...

Me responda por favorrrrrrrrrr!
meu cabelo tem uns 5 dedos liso e depois da umas ondas muito incomodas. ai da orelha pra baixo da cachos grandes. o que ele é?
apenas atras da orelha ele é bem enrolado

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Carleta, fica dificil sem ver, mas acredito que teu cabelo esta entre o ondulado e o cacheado.

sheila disse...

olá, o meu cabelo é ondulado, não tem muito volume e tem a raiz lisa, se vocês podesse me ajudar, eu tenho o rosto redondo, mas gostaria de fazer um cortar curtinho, será que fica feio? Sempre vejo cabelos ondulados cortados curto, mas não meu caso como os cachos não são bem definidos tenho medo! obrigada

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Sheila,

No link ao lado tem alguns exemplos de cortes para cabelos ondulados curtos (tem uns crespos, cacheados e lisos misturados), mas dá pra tirar alguma coisa que dê pra te inspirar: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&q=corte+cabelo+ondulado+curto&gs_sm=e&gs_upl=3585l4616l0l4977l6l6l0l4l4l1l597l831l2-1.5-1l2l0&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=1600&bih=767&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Unknown disse...

Tenho uma duvida,quero saber por que que a raiz da frente do meu cabelo é crespa e a raiz do meio é lisa?

raul disse...

Ola sou homen e estou dexando o cabelo crescer mais tenho uma duvida se meus cabelos sao cacheados ou crespos eu tenho muito cabelo mais muitoo mesmo eles ja estao caxeados e so criam cachos nas pontas mais parece q eles nao descem nao sei se é prq estao pequenos ainda ou sei la eu puxando eles fica na sombrancelha sem puxar fica na testa eles sao cacheados ou crespos?

Dai disse...

Raul, se seu cabelo for totalmente liso e sem volume na raiz seu cabelo é cacheado. Se ele parece ser liso mas não desce (ou seja, a gravidade não atua nele) ele é crespo.

raul disse...

Entendi mas entao ele so fica assim quando esta seco sabe? tpw qnd nao arumo ou durmo de um dia pro otro ai ele acorda assim mas quando lavo e dexo seca normalmente ele fica cacheado nas pontas e liso na raiz mas na minha nuca meu cabelo parece ser mais liso o.0

Julia disse...

Hj eu fiz o teste e deu que meu cabelo é cacheado, mas tem dias que ele começa com cachos mais encima, e eu tenho muito cabelo e bastante volume, queria baixar esse volume, já fiz bastantes hidratações mas não adianta muito então há um ano e poco atras eu um relaxamento, mas só passa o produto pra tirar o volume, e não fico bom e estrago o meu cabelo, agora ele ta melhor então eu queria uma dica de que química eu poderia faze pra ajuda a abaixar o volume, já pesquisei, tem progressiva, permanentes, de chocolate, mas eu tenho duvidas, eu queria uma ajuda pra sabe que química eu deveria faze e que tipo de corte eu deveria usar, eu tenho um corte médio um poco abaixo do ombro e tenho 14 anos. Obg.

Julia disse...

Oi sou eu denovo eu também queria saber que tipo de produtos eu deveria usar, já ouvi fala de leave-in, mousses, ativadores de cachos e cremes de pentear, gostaria de saber qual o mais indicado pra mim. Obg.

Nath disse...

Me ajudem!!Tenho a sensação que meu cabelo é o mais dificil do mundo: muuuuuuuuuuuuuuito cabelo, muuuuuuuuuuito grosso, muuuuuuuuuuito misto, tem umas partes mais lisa outra mais crespas, isso dificulta muito a cuidar!Queria saber se teria bons resultados com a linha DEVA...meu cabelo está com química na pontas e está curto pq quis me livrar das benditas progressivas, mas tive o azar da pessoa errar no corte, cortou demais no topo da cabeça daí ficou super alto, armado...TERRíVEL! ME AJUDEMMMMMMMMMMM!!

Anônimo disse...

Vc poderia me ajudar?
Meu cabelo é cacheado e sempre hidrato 1 vez por semana em casa mesmo com o creme para cabelos cacheados da natura só que de tempos pra cá ele vem fikando mais seco e com frizz mesmo hidratando ele sempre.qual pode ser o motivo?

Unknown disse...

oi a raiz do meu cabelo e lisa e o resto do meu cabelo é cabelo ondulado e no finalzinho tem uns cachos bem pequenos queria saber o que é meu cabelo realmente

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Felipe, o teu cabelo tem predominância de ondulado. E deve ser lindo! Bjos e obrigada por nos acompanhar!

Unknown disse...

É meu cabelo é cacheado da para ver direto fiz só por fazer pq meu cabelo é bem liso na raiz e vai cacheando depois e normalmente cabelo crespo são aqueles cachos menores ressecados os meus são longos e com vida

Encaracoladas!

:D