terça-feira, 5 de maio de 2009

Qual é o seu tipo de cabelo?

Sistema de classificação de cabelos quanto à forma, por Andre Walker.
fonte:
http://www.naturallycurly.com/hair-types

Tipo 1: Cabelos lisos
Não há muito o que adicionar quanto a esse tipo.




Tipo 2: Cabelos ondulados (2a - 2b - 2c)


Esse tipo de cabelo fica entre o tipo 1 que é liso e o tipo 3 que é cacheado.

Um tipo relativamente incomum nesse grupo são os grossos em forma de 'S'. Seu cabelo é ondulado, ou tipo 2, se as curvas em 'S' ficam de forma plana em relação ao couro cabeludo e não 'em pé' mantendo distância da cabeça que é o que acontece com o cabelo cacheado.
Os cabelos tipo 2 são muitas vezes confundidos com tipo 3 porque é fácil alisar um cabelo cacheado deixando um efeito ondulado.
Mas não se engane, não é possível fazer o tipo 2 se parecer com o tipo 3 sem muito esforço.
Porquê? Ele ondula paralelamente a cabeça: mesmo se você cortá-lo em camadas, ele não ficará com as pontas para fora.

Há três subtipos do tipo 2:
A: fio fino e sem volume;
B: fio médio e texturizado
C: espessos e resistentes (grossos, duros)

Tipo 2A é muito fácil de manusear, fica liso ou cacheado facilmente. Os tipos 2B e 2C são um pouco mais resistentes e apresentam tendência para enrolar.

Dicas: Para o tipo 2ABC, o mais indicado é mousse e gel.
Esse tipo de cabelo precisa de produtos ativadores de cachos ou defrisantes suaves. Para cachear deixe secar naturalmente ou use um difusor. Use clips próximo ao couro cabeludo para levantar os cachos e desgrudar o cabelo do couro. Uma vez que os cachos estão secos, esfregue um pouco de pomada na palma das mãos e passe suavemente ao longo do cabelo. Não use escova ou pente em cachos secos. Dormir sobre uma travesseiro de cetim é recomendado para reduzir emaranhados e frizz.

Tipo 3: Cabelos cacheados (3a - 3b - 3c)



No cabelo cacheado, existe uma nítida forma em 'S' espiralada. Se você puxar um fio verá que ele se parece com uma mola esticada.

Pode parecer duro, mas na verdade ele é normalmente, macio e muito gostoso ao toque. Como a cutícula não está alinhada o cabelo cacheado não é tão brilhante quanto o liso ou o ondulado. O fio acaba não tendo uma superfície muito lisa e por isso não reflete plenamente a luz. Enquanto molhado ele geralmente fica arrumado e quando seca ele se contrai e volta a ficar encaracolado. A umidade provoca um efeito ainda mais enrolado ou com frizz.

O tipo 3 tem bastante volume e é facilmente estilizado em seu estado natural, pode ser facilmente escovado para um estilo mais suave. Um tipo 3 saudável é brilhante, macio e forte. Os cachos são bem definidos. O tipo 3 danificado é geralmente duro ao toque, tem cachos mal definidos e apresenta frizz.

Existem dois subtipos de cabelo caheado. O tipo 3A, que apresenta cachos soltos, esse cabelo normalmente é muito brilhante e com grandes cachos. Quanto mais curto mais liso ele aparenta ser, quanto mais longo mais definidos são os cachos. Já o tipo 3B, apresenta cachos médios. Não é incomum encontrar os dois subtipos juntos. De fato, cabelo crespo geralmente consiste de uma combinação de texturas.

Dicas para o tipo 3A: Este tipo de cabelo precisa de hidratação e produtos ativadores de cachos, géis e cremes funcionam melhor. Deixe secar normalmente ou use difusor. Use clipes para levantar co cabelo próximo do couro cabeludo. Quando o cabelo secar passe um pouco de pomada na palma das mãos e passe no cabelo. Não use escova ou pente nos seus cachos secos. Recomenda-se que dormir com uma fronha de cetim.

Dicas para o tipo 3B: géis, cremes e cremes bem consistentes funcionam bem. Este tipo de cabelo precisa de hidratação profunda e produtos para definir cachos e acalmar o frizz. Deixe secar normalmente ou use difusor. Use clipes para levantar co cabelo próximo do couro cabeludo. Quando o cabelo secar passe um pouco de pomada na palma das mãos e passe no cabelo. Não use escova ou pente nos seus cachos secos. Recomenda-se que dormir com uma fronha de cetim.

Adendo:
Os leitores do site
Naturallycurly.com sugeriram mais um tipo, o 3C. Este tipo apresenta cachos bem apertados. Os cachos podem ser bagunçados ou muito apertadinhos, com muitos cachos juntos. É mais difícil alisar escovando esses cabelos do que os tipos 1 e 2 mas pode ser feito. Neste tipo temos os cachos bem apertados com fios finos como também com fios grossos.
O tipo 3C apresenta cachos com a espessura um lápis, já o tipo 3B apresenta circunferência parecida com um saleiro e o tipo 4a apresenta cachos com a espessura próxima de um canudinho.

Dicas para o cabelo 3C: cremes e manteigas funcionam bem, este cabelo precisa de muita hidratação, e muito cuidado pois ele geralmente é frágil. Deixe o cabelo secar ao ar livre e evite escovas ou pentes. No dia seguinte ou contra o frizz use cremes amanteigados (pomadas).

Tipo 4: cabelos crespos (4a e 4b)



Se o seus cachos são super apertados você é do tipo 4. Geralmente o tipo 4 lembra um aramado e é bastante frágil. Como tipo 3 o cabelo do tipo 4 parece ser grosso, mas é de fato bastante fino e com muitos fios unidos, geralmente não brilha mas tem resplendor. É suave ao toque e tem muita resistência. Ele é mais sedoso do que brilhante.

O tipo 4 parece duro mas as aparências enganam. Ele é o tipo mais frágil de cabelo, pois tem menos camadas de cutículas, o que significa que ele tem menos proteção natural contra danos. Quanto mais camadas de cutículas no cabelo mais forte contra danos o cabelo se torna.
Quanto mais química e processos mecânicos, mais você danifica a cutícula e mais ele perde hidratação interna.
Muitas mulheres usam químicas para controlar esse tipo de cabelo. No estado natural esse cabelo pode apresentar pouco crescimento devido a quebra pelo ato de pentear.
Existem duas subdivisões deste tipo, o 4A que é forma cachos estreitos e que quando esticado tem a forma de 'S' muito parecido com o cabelo cacheado, e o tipo 4B que tem uma forma de 'Z', menos definido que o cabelo cacheado. O tipo 4A tende a ser mais hidratado que o tipo 4B que tem uma textura que lembra um aramado. Mas e se seu cabelo foi alisado quimicamente, como você poderá saber a qual subtipo você pertence? Observe o cabelo na raiz (pelo menos 2.5 cm) se você consegue ver uma curva (cacho) definido você é do tipo A, senão é do tipo B.

Adendo: complementando informações, o tipo 4 pode ser fino, médio ou grosso. Geralmente este cabelo é densamente unido e parece muito fino e frágil. 4A tem claramente visíveis curvas e ondas e apresenta muitas espessuras no mesmo cabelo.
Ele não apresenta o brilho e sedosidade dos cabelos de cachos soltos, mas ao invés tem resplendor e maciez, parecido com o algodão. Como os outros tipos de cabelo encaracolados, mostrar o tamanho real pode ser um desafio pois ele cresce para cima ou para fora antes de começar a crescer em sentido ao chão (pesando). Ele solto apresenta apenas 75% de seu tamanho real. Com o cuidado próprio e a técnica correta o tipo 4 se torna elástico, manuseável, resistente, cresce bem e é fácil de controlar.

--------------------------------------------------------------------------------
Ficou com dúvidas? Visite o Fórum Terapia Deva!
--------------------------------------------------------------------------------

35 comentários:

Rosana Jesuino disse...

O meu definitavamente é 3A

FROS disse...

sou 3c

Anônimo disse...

Meu cabelo eh o 2A, na frente ele é lindo, tem ondas grandes, mas atras eh um conjunto de ondas pequenas... Queria q as ondas fossem uniformes, todas grandes e definidas, mas que nao fossem cachos. Qual porduto eh melhor pro meu cabelo?

Dai disse...

Olá Anônimo! Para isso vc precisa hidratar bastante essa parte, o cabelo acaba pesando e consequentemente ele abre. Precisa de um corte a cada 2 meses, nem q seja uma pontinha mínima. Outra dica é não usar super ativadores nessa parte q enrola mais e tb quando secar não seque amassando essa parte, apenas aperte a toalha para sugar a água.
É muito natural ter diversos tipos de cachos no cabelo todo.
Espero ter ajudado!
Dai

Anônimo disse...

Dai,
Muito obrigada linda, voce me ajudou sim!
Mas ainda fiquei com uma dúvida... A pomada ou o creme de pentear me ajudaria a pesar essa parte do cabelo? O mousse eu sei que nao ajuda pq ele deixa o cabelo mais leve e volumoso
Gostaria muito da sua opiniao, pq as varias dicas da internet me deixaram confusas demais!
Muito obrigada de novo

Dai disse...

Sim, ajuda, mas vc precisa escolher o q vc quer, tem creme q só protege, tem creme q ativa cacho, tem creme q alisa, ou melhor, ajuda a alisar (são os defrisantes).
Para baixar o volume vc precisa passar o leave in ainda dentro do box com o cabelo ensopado. Como é na parte de baixo, separe o cabelo e passe, claro q quanto melhor o produto melhor o efeito. Se vc quer tentar abrir esses cachos eu acho q vc pode experimentar defrisantes mesmo, existem de várias marcas, procure por cremes que ajudam a alisar o fio (Indico: Relaxima, ele é bem hidrante e pesa nos fios).
Qqr coisa você pode participar do fórum, lá tem um monte de gente sempre trocando informações, é muito rico em experiências pessoais: http://terapiadeva.5forum.info

beijokas

Anônimo disse...

Aiii muito obrigada!Eu vou sim participar do forum! Amei esse blog, é o melhor de todos de verdade, cheio de boas reportagens e com seguidoras que sabem o que dizem e nao sao contraditorias!!!
Bjao

Dai disse...

Thanks! ;)

Anônimo disse...

o meu cabelo e do tipo muito grosso,e deficil de alisar.ele da-se bem ao natural,cresce o bastante.so que tambem quero ele liso.qual e o creme alisante que me aconselhariam a usar.

Dai disse...

Olá Anônimo, alisar apenas com creme um cabelo grosso é tarefa difícil.
Primeiramente recomendo muita hidratação, isso torna o cabelo mais maleável, diminui o frizz e o volume.
Quanto a cremes eu recomendo os chamados defrisantes, eles são cremes que ajudam a alisar os fios mas seu efeito é com escova.
Uma vez usei a Wax Works da Paul Mitchell, é uma cera não gordurosa indicada para fazer penteados em cabelos médios e grossos. Ela realmente controla muito, tanto q eu precisava usar ela misturada com outro leave e ainda assim só UMA gotinha mesmo... mas ela não alisa, só controla, o alisamento teria que ser ou prendendo os fios(touca, grampos etc) ou por escova/chapa.
Abraços

Anônimo disse...

Olá!Meu nome é Luana!
Eu não sei qual é o tipo do meu cabelo,e não sei como faço para deixar ele sem frizz!
Tem dias que acordo ela esta meio liso;e outros dias eu acordo e tenho varios cachos!meu cabelo é bem grosso e é de bastante quantidade! você pode me ajudar sobre isso?Ah!! e quando eu passo creme ou algo assim meu cabelo fica duro e terrivel!
Um beijo Luana!

Dai disse...

Oi Luana, tudo bem? Seu cabelo tem solução sim! E nem é tão difícil! Vc só precisa de um pouco de técnica e os produtos corretos!
Como são muitas informações o q vc acha de participar do fórum?
Lá somos em várias meninas que nos ajudamos umas as outras, vou te dar o endereço, basta se registrar e vc já pode ler e fazer perguntas, qqr dúvida conte comigo:
http://terapiadeva.5forum.info/

beijokas

CinyPaz disse...

O meu definitivamente é o 3c, muito obrigada pelas dicas :D

bjusss =*

Baby disse...

Olá amei saber realmente qual meu tipo de cabelo.
O meu é o 2A( cacheados, finos e com volume medio)
Que devo fazer para torná-lo mais liso? Quando dou escova e chapinha ficam tipo 1A mas a umidade estraga tudo e se estiver fazendo calor então...!Gostaria de mantê-los lisos mesmo apos lavá-lo independente de chapinha.A amônia seria uma boa? Dou hidratação profunda com otimos produtos semanalmente e recontrução a cada 15 dias porque faço luzes, mas nunca usei alisantes.O que vc me indica como alisante?bjsss e obrigada.

Dai disse...

Olá Baby... sim, se vc quer alisar definitivamente seu cabelo precisa ser com química. Acho q meu conselho pra ti por hora é paciência. Já está chegando no mercado uma escova a base de conservantes que não contém formol nem guanidina nem amonia. Ainda se sabe muito pouco sobre ela, mas é uma química muito mais leve pelo visto e parece que funciona bem.
Te recomendo pesquisar o máx possivel e só fazer esse procedimento em um cabeleireiro super competente.
Bjks

Anônimo disse...

O tipo de cabelo da minha filha está entre o 3c e o 4a não sei como trata-lo pois ele fica armado fico com dó pois ela adora ficar com os cabelos soltos mas não dá. Se pudessem me digam o que posso fazer.Obrigada

Dai disse...

A única saída sem química para o volume é muita hidratação. A reduçao é de pelo menos 60% do volume, mas vc precisa fazer no minimo 2x por semana por um longo tempo (meses), e nunca descuidar.
Tome cuidado tb com água muito quente, mar, sol, pscina, shampoos muito detergentes que acabam com o cabelo.
Sempre use um bom creme de pentear para ajudar com o volume tb. O gel passado por cima do creme tb ajuda a definir cachos.
O blog tem muitos posts dando dicas.
abracos

Daniela disse...

O meu é 3c.. uhuuuuu

:D

Vitória'su disse...

Oi Dai, eu passei progressiva no meu cabelo,me arrependi, claro! Cortei toda a parte que restava ainda com progressiva e há 1 ano e meio não passo nenhuma química no meu cabelo, e vou tratando ele com hidratações e dicas de sites, achei esse blog que adoooro!!
Então meu cabelo esta entre o 3c e o 4a, a raiz dele é onduladinha, sabe, com ondinha pequens, o meio dele é caheadinho, só q as pontas ficam lisas, principalmente na franja, fica lisa, não sei mais o que faço, me dá uma dica por favor!!
Ah! E lendo umas matérias vi que vc indica por clipe no cabelo, que tipo de clipe seria??

Dai disse...

Vitória, para seu cabelo estar cacheando a parte nova e as pontas não, com certeza isso é resto de química. Eu te indico cortar o que não está enrolando, pois não tem solução mesmo. A franja se puder ser cortada não pense 2x.
Se não puder vc tem usar muito ativador ou até babyliss para ser se ela ondula, mas a solução definitiva é a tesoura mesmo.
Os clipes são para levantar a raiz, a gente coloca ele de ladinho rente a raiz para que a raiz do cabelo fique altinha e não grudada no couro cabeludo.
Bjks

Vitória'su disse...

ok, mas é que eu não conheço esse clipes, o que são esses clipes?? (Santa ignorância)
E meu cabelo batia no meio das costas e eu tosei meu cabelinho :( to usando um corte redondinho agora, quase um black, só a franja que tá lambida mesmo, mas eu vou cortar, é o jeito!!
Mt obrigada Dai!!

Dai disse...

Aqui tem uma idéia melhor dos clipes e da colocação: http://www.youtube.com/watch?v=1n26IDbwVCI

São clipes de plástico ou metal para cabelos, aqueles q cabeleireiro usa para segurar o rolinho nos fios.

Renata. disse...

Eu estou em dúvida se meu cabelo é 3c ou 4a... Mas mesmo assim foi muito interessante saber as diferenças entre os tipos de cachos. Facilitam os cuidados.. Muito obrigada! :D

Anônimo disse...

ME AJUDEM !
Gente, sou o tipo 3B. Porém éu já fiz relaxamentos. Há um ano atrás que parei, e costumo hidratar o meu cabelo para que os meus cachos voltem. O ultimo que fiz foi nas pontas. Mas estas eu cortei e as pontas já estão normais. O problema é que no começa do meu cabelo é diferente do meio e fim. Por isso fico confusa em qual parte é o meu cacheado mesmo.

No começo: Um pouco mais cacheado, mas é um pouco ressecado também.

Meio: Uns cachos mais soltos.

Pontas: Lindos. Um cacho um pouco mais apertado.

Será que tem como os meus cachos voltarem? A solução e so cortar? Por que eu sinto que o relaxamento está no começo do cabelo, não nas pontas... oque eu faço ?

Thami

Gil disse...

O meu é 3b!!!

ELA disse...

Muito grata pela informação, o meu cabelo é do tipo 4A, mas está com química da metade as pontas, fiz algumas doideiras com ele do tipo: clarear e trançar e agora ele está todo quebrado na frente, estou tentando reparar os danos causados por mim mas está difícil.
Bjus e fique na paz.

Anônimo disse...

O meu é 4b e pra mim a unica forma de o domar é relaxando. Que outras formas existem de deixar este tipo de cabelo domado ?

Miriam disse...

O meu cabelo é tipo 3c. Já fiz alisamento, escova progressiva, escova normal, escova definitiva e digo que não há nada melhor do que assumir os cachos! Com os produtos certos, eles ficam lindos, definidos, macios...
Obrigada pelas dicas, Dai!

luciana disse...

Acabei de descobrir q os meus cabelos são 3c.nunca soube como cuidar deles direito ,espero q com essas descoberta seja melhor para doma-los..Etá cabelinho difícil mas eu os amo...

Anônimo disse...

Meu cabelo é tipo4,quais as marcas conhecidas de produtos para tratar-los naturalmente sem alisantes ou relaxamentos?

Anônimo disse...

finalmente: 3A

Raylah S. disse...

2B

Raylah S. disse...

Eu passo um aniti frizz quanto ele ta um poco frizado ou se tiver nomal uso o oleo extraordinario da elseve ele é otimo , recomendo para tds oa tipoa de cabelo

Sueny Santos disse...

Olá. Meu cabelo é liso e fino até abaixo da orelha e nas pontas é ondulados e finos com vomume médio. Seria um cabelo 1a com 2a? Existe isso?kkk

maria disse...

Olá,meu cabelo é 3b...tem alguma pomada de marca eficiente para indicar que ajude a definir ou diminua o frizz?

Encaracoladas!

:D