segunda-feira, 15 de junho de 2009

Lisos ou Cacheados...

post por Dai

É preciso entender a natureza dos fios para entender porque certos tipos de cabelos só precisam de um pequeno ritual de cuidados especiais para ficarem lindos.

Antes de qualquer coisa a diferença básica entre lisos e enrolados é uma só e bem óbvia: lisos trabalham fio a fio, o que isso quer dizer? Quer dizer que você pode passar um pente neles ou mesmo os dedos sem alterar a estrutura do cabelo.

Já cabelos crespos, cacheados, ondulados e afins, trabalham em conjunto. Usando a mesma analogia anterior: sabemos que é impossível passar um pente num cabelo cacheado sem provocar uma desestruturação de sua forma, tornando-o elétrico e espaventado.

O cacho nada mais é do que um monte de fiozinhos todos trabalhando juntos, todos enrolam para o mesmo lado em um cachinho... quando se passa o pente, essa harmonia é quebrada e ele procura trabalhar como o cabelo liso: fio a fio e é daí que vem o efeito fuá, o 'vassourão' e o volume incontrolável.

O cacho precisa ser entendido como um gominho, um pavio, formado por vários fiozinhos que devem ser incentivados a trabalharem juntos.

Finalizando: para fácil compreensão basta entendemos que os cabelos lisos são fios soltos que trabalham 'cada um por si' e o cabelo cacheado trabalha no 'todos por um'.

Um comentário:

Anônimo disse...

Excelente post, Dai!!! É uma coisa importante de se entender!!!
BJS!! Para

Encaracoladas!

:D