segunda-feira, 30 de março de 2009

Crescimento dos fios


Ainda não há uma fórmula mágica para fazer o cabelo crescer da noite para o dia, mas com alguns cuidados podemos acelerar esse processo e obter resultados espetaculares sem recorrer aos apliques.

Dicas para acelerar o crescimento:

Corte as pontas: cortar as pontinhas no máximo a cada três meses. Essa é uma mas principais dicas. Depois de passados três meses do corte é comum o cabelo apresentar ressecamento e, como resultado, surgem as pontas duplas que prejudicam o crescimento. Isso acontece principalmente quando o cabelo é liso, fino e sem volume. Dessa maneira, os fios se abrem com facilidade.

Massagem: O cabelo cresce em média de 1 a 1,5 cm por mês, quando o folículo piloso está saudável e recebe os nutrientes necessários por meio da boa oxigenação. As células são alimentadas pelo sangue que carrega os nutrientes necessários ao crescimento dos fios.
Todo nosso corpo deve ser trabalhado, exercitado, inclusive o couro cabeludo.

Dieta: apostar numa alimentação rica em frutas, verduras e carnes magras. Esses alimentos oferecem nutrientes importantes para o fortalecimento capilar, como as vitaminas A, E e os aminoácidos. "Como o cabelo é constituído de queratina, um tipo de proteína, é fundamental a ingestão de leite, carnes e ovos para que os fios cresçam resistentes. Não adianta ter cabelos compridos, mas que sejam fracos e quebradiços", alerta Carolina.

A especialista diz que suplementos à base de aminoácidos contribuem para o crescimento com força. Porém, eles devem ser prescritos pelo médico. Já as cápsulas de vitaminas e minerais só devem ser consumidas se realmente for detectada uma carência no organismo, o que é comum para quem faz dieta de emagrecimento por tempo prolongado ou tem anemia.

Oleosidade: alguns distúrbios metabólicos ou das glândulas sebáceas também podem interferir na saúde e no crescimento dos cabelos. Água muito quente durante o banho ativa as glândulas sebáceas e dormir com os cabelos molhados também faz aumentar a oleosidade. Abafar os cabelos com toucas e bonés por um longo período também é prejudicial.
A gordura dos fios acaba se misturando ao suor e sufocando os folículos pilosos, o que além de retardar o ritmo de crescimento causa coceiras, descamações e alergias. Lave seus cabelos regularmente - a regra é dia sim, dia não, para a maior parte das pessoas - para mantê-los saudáveis. E se tiver tendência à oleosidade, prefira xampus suaves. Quem tem fios oleosos deve lavar todos os dias e passar condicionador só nas pontas para não aumentar a oleosidade na raiz, o que impediria os folículos pilosos de respirarem. No mais, durante o banho, evite esfregar a cabeça com muito vigor para não estimular ainda mais as glândulas sebáceas. Ao contrário disso, os movimentos suaves levam a oleosidade natural para toda a extensão dos fios.

Parar de fumar: a nicotina é vaso constritora, ela vai reduzindo a capacidade dos vasos capilares que alimentam os fios.

Proteção e hidratação: agentes externos como sol, cloro, água do mar e coloração deixam a cutícula do cabelo aberta e frágil, impedindo que ele cresça com saúde. Por isso sempre use um leave-in com filtro solar na formulação. Tais produtos formam uma película protetora sobre a fibra capilar, deixando os fios menos vulneráveis. Uma hidratação intensiva semanal, com ampolas e cremes à base de proteínas, também é uma boa opção. Além do escudo protetor, garantem brilho, maciez e balanço aos fios. Esses cuidados ajudam o fio a crescer rapidamente e previnem rupturas.. Se o seu cabelo estiver muito danificado, uma boa solução é recorrer a uma técnica recondicionante à base de queratina para selar o fio. Faça, pelo menos de 15 em 15 dias.

Referências:
Mulher Brasileira,
MulherFeliz,
Tricologia
RevistaOuse

Nenhum comentário:

Encaracoladas!

:D