terça-feira, 3 de março de 2009

Ingredientes e suas funções I

Como curiosidade e para pesquisa, aqui vai uma lista com alguns dos principais ingredientes utilizados em cosméticos. Essa lista foi fornecida pela L'anza.

Ácido Bórico: Ácido inorgânico e anti-séptico suave.

Ácido Cítrico: Ácido orgânico natural utilizado para equilibrar o pH.

Ácido Esteárico: Ácido graxo orgânico utilizado como ingrediente básico para a criação de emulsões O/W (óleo solúvel em água), combinado-se com trietanolamina (TEA). Estas emulsões são solúveis em água, possuindo propriedades que penetram nos fios.

Ácido Hialurônico: Agente hidratante de maior eficácia conhecido atualmente. Retém 500 vezes seu próprio peso de água. Derivado através da fermentação bacteriana. Eficaz em concentrações inferiores à 20 ppm (partes por milhão).

Ácido Lático: Ácido orgânico, suave e natural, preparado através da fermentação. Este ácido normalmente presente no sangue, no leite azedo, no chucrute, em picles e em outros alimentos produzidos através da fermanetação bacterial. utilizado em cosméticos para equilibrar o pH. O ácido láctico é componente essencial à saúde da pele.

Adipato de Dicitila: Éster de copolímero de ácido adípico. Agente altamente penetrante.

Água Deionizada: Água purificada, através da técnica da deonização, baseada na remoção de íons altamente ativos, especialmente cargas positivas (cátions) tais como: magnésio (Mg2+) e ferro (Fe2+).

Alantoína: Cristal ativo solúvel em água conhecido por suas propriedades curativas e cicatrizantes. Estimula a proliferação de células saudáveis.

Álcool:
Termo genérico designado aos ingredientes orgânicos que contêm o grupo OH (hidroxil). Existem diversos tipos de álcoois, que diferem substancialmente em suas propriedades, entre eles: álcool isopropil (solventes solúveis em água), álcool etil (usado na fabricação de cerveja), glicerina ou glicol propilene (agentes umectantes), álcool cetil (álcool graxo) e açúcares (multiálcoois).

Álcool Cetílico: Álcool graxo natural, amplamente utilizado como emoliente e agente estabilizante em tratamentos hidratantes (emulsões).

Álcool de Cetoestearila: Combinação de álcoois gordurosos. Compõe-se principalmente de cetil e estearila. Tem efeito emoliente, espessador e estabilizador de emulsões.

Álcool Estearílico:
Ácido graxo natural, muito semelhante ao álcool cetil (ver álcool cetil).

Álcool SD 40: Pertence à família dos álcoois. É o único tipo de álcool que se pode beber. É utilizado em hair sprays como solvente de resinas.

Alecrim:
Extremamente rico em minerais naturais. É o elemento fundamental do Keratin Bond SystemTM (tratamento à base de queratina).

Aminoácidos de Seda: Melhora a habilidade de hidratação do cabelo aumentando também seu brilho devido ao efeito refletor deste aminoácido.

Aminometilpropanol: Agente orgânico, utilizado para equilibrar o pH, aumentando assim, a eficácia dos produtos. Controla o grau de neutralização das resinas.

Amodimeticona: Agente condicionador que em combinação com o cloro taloutimonio e nonoxínol-10 facilita o penteado de cabelos molhados e melhora o brilho.

Benzofenona-3: Filtro solar que protege os fios dos efeitos nocivos dos raios UV-A.

Biotina: Derivado natural da vitamina “H”. Alguns estudos sugerem que possua efeitos positivos no crescimento do cabelo, quando ingerido por via oral.

Brometo de Cetrimônio: Agente condicionante catiônico e anti-séptico, amplamente utilizado na indústria farmacêutica. Devido ao seu alto custo, raramente é utilizado em cosméticos. Dá brilho intenso.

Butano & Isobutano: Gases naturais.

Butilenoglicol: Umectante orgânico, semelhante ao propilenoglicol.

Camomila:
Extraído da flor da camomila. Dá brilho intenso. Tônico atenuante de dores, possui efeitos cicatrizantes sobre as membranas mucosas. Fonte indispensável de minerais vitais para a saúde do cabelo.

Carbômero 940 & 934: Agente orgânico que dá densidade aos líquidos, dando aspecto de gel.

Carragenato:
Agente natural de espessamento.

Cetilsulfato de Sódio: Derivado de álcool graxo saturado. Solúvel em água.

Cetomacrogol-2: Derivado de álcool cetil. Solúvel em água. Possui condicionantes e emolientes.

Ciclometicona: Derivado do silicone. Dá brilho intenso.

Citrato de magnésio: Sal de magnésio do acido cítrico.

Citrato de Trietila: Derivado do ácido cítrico. Proporciona flexibilidade aos fixadores.

Cloreto de Benzalcônio:
Bactericida - além de Ter funções condicionadoras, torna os cabelos mais fáceis de pentear e elimina cabelos voláteis.

Cloreto de Cetrimônio: Agente condicionante quaternário, semelhante ao brometo de cetrimônio, mas adequado para sistemas de água.

Cloreto de Esteapírio: Condicionador essencial para o cabelo. Desembaraça, deixando os cabelos sedosos e eliminando cabelos voláteis.

Cloreto de Estearalcônio: Agente catiônico associado à queratina humana. Reduz a eletricidade estática, neutralizando cargas elétricas nos cabelos. É um bom agente condicionante.

Cloreto de Hidroxicetilidroxietildimônio: Naturalmente derivado, baseado em nitrogênio, associado à propriedades anti-estáticas.

Cloreto de Miristalcônio: Derivado de ácidos graxos. Contém propriedades hidratantes e anti-estáticas.

Cloroxilenol: Substância, solúvel em água, utilizada como anti-séptico, germicida e fungicida. Penetra facilmente. Não foi observada toxicidade em seres humanos, quando diluída até 20%.

Copolímero de Éster Butílico de PVM/AM: Agente detentor de fixação em hair sprays, mais solúvel em água que a maioria dos polímeros.

Copolímero de Metacrilato: Resina orgânica usada para fixar, tornando os fios flexíveis.

Copolímero de Octilacrilamida/Acrilatos/Metacrilato de Butilaminoetila: Constitui parte do sistema catiônico. Trata-se de fixador solúvel em água, quando utilizado nos cabelos e enxaguados dentro de 48 horas após a sua aplicação. Intensifica o brilho e fixação dos fios. É utilizado em hair sprays.

Cocoamida DEA: Shampoo espessador e estabilizante de espuma, derivado do ácido graxo de coco. Também ajuda a remover a sujeira.

Cocoamida MEA (veja cocoamida DEA): Olamina (MEA), ao contrário de diolamina (DEA).

Cocoamidopropilbetaína:
Agente de limpeza. Conhecido por suas propriedades condicionantes suaves. Derivado do ácido graxo do coco.

Copolioldimeticona: Derivado do silicone. Solúvel em água, dá brilho e suavidade aos cabelos.

Cravo:
Anti-séptico e aromatizante. Possui até 85% de eugenol, considerado excelente absorvente de água.

Diazolidiniluéria/Imidazolidiniluréia: Bactericida e preservante que evita o desenvolvimento de micróbios.

Dicocoato de Propilenoglicol: Mistura de ésteres de propilenoglicol dos ácidos graxos à base de coco. Ajuda a remover os resíduos que se acumulam nos cabelos.

Dimeticona: Derivado do silicone. Condicionador, proporciona brilho intenso.

D’ Pantenol: Elemento do complexo vitamínico B, usado como agente espessante e condicionante. Durante a oxidação, é convertido em vitamina B-5 (ácido panteônico). EDTA (Etyl Tetra Acetic Acid): agente que possui propriedades de neutralizar resíduos metálicos (cálcio, ferro e sais de magnésio, etc.) e outros tipos de depósitos nos fios.

EDTA Tetrassódico: Agente idêntico ao sódio EDTA ou Na-EDTA. Trata-se de agente sequestrante que reage com sais de sódio, cálcio e magnésio encontrados em água que possuem depósitos minerais. Este agente reage com tais depósitos, fazendo com que os mesmos se dissolvam na água. Reduz o acúmulo de produtos e poluentes nos cabelos.

Esqualano: Parte natural das glândulas sebáceas. Derivado de óleo de oliva. Proporciona brilho.

Estearamidoetildetilamina: Solúvel em água. Derivado do ácido esteárico. Possui propriedade excepcional que consiste em fechar a cutícula dos fios, equilibrando o pH.

Estearato de Etilenoglicol:
Ver estearato de macrogol.

Estearato de Macrogol: Emulsificador e emoliente derivado do ácido esteárico (isento de ácidos graxos não-saturados).

Esterol de Soja:
Agente condicionante e emoliente.

Éster:
Quaisquer agentes de componentes orgânicos, quimicamente correspondente à sais inorgânicos.

Extrato de Casca de Canela: Adstringente natural conhecido por suspender o excesso de oleosidade da pele e couro cabeludo.

Extrato de Casca de Laranja: Extraído de uma espécie de laranja (green orange). Esta laranja é extremamente rica em elementos naturais.

Extrato de Confrei: Ver raiz de confrei.

Extrato de Hamamélis: Obtido das folhas e da casca da árvore de hamamélis. Utilizado por suas propriedades que ajudam a dilatar os poros e remover excesso de óleo sem ressecar a pele.

Extratos Herbais:
Diversos extratos herbais, proporcionam brilho aos cabelos, entre eles: sálvia, tomilho selvagem, cavalinha, altéia, etc. Contrabalança os efeitos do álcool nos cabelos e pele. Suaviza e protege.

Extrato de Hortelã-Pimenta: Seu extrato natural é extremamente rico em minerais naturais. Estimula os hormônios das plantas.

Extrato de Jojoba: Óleo de jojoba não saturado, diretamente derivado da semente da jojoba. Utilizado como lubrificante e emulsificador.

Extrato de Lavanda: Óleo natural, volátil, extraído da alfazema.

Extrato de Urtiga: Extrato obtido a partir da polpa da urtiga. É extremamente rico em minerais e em hormônios. É utilizado na medicina popular para estimular o crescimento dos cabelos.

Fator Hidratante: Grupo de substâncias químicas naturais encontradas na pele, cuja finalidade é a retenção da umidade natural na estrutura protéica. Torna a pele elástica e sedosa. Contém Sódio PCA.

Fenildimeticona: Derivado de silicone. Intensifica o brilho.

Feniltrimeticona: Silicone resistente à água, intensifica o brilho e devolve flexibilidade.

Goma Xantana:
Resina utilizada como espessante.

Hidroxietilcelulose: Dá densidade aos líquidos e facilita o penteado.

Isopropanol: Solvente orgânico, pertencente à família dos álcoois. Utilizado para dar solubilidade às resinas e polímeros. É também encontrado em tinturas para cabelos, sendo utilizado para dissolver as tintas.

Lanolina Etoxilada (75 OE): Condicionador que dá brilho. Usado nos sprays para suavizar os ingredientes que atuam como revestimento do cabelo.

Lauriléter Sulfato de Sódio:
Derivado de polietileno glicol e lauril álcool. É muito mais suave que o sulfato de sódio lauril. Recomenda-se que seu uso seja combinado com outros agentes.

Laurilsulfato de Sódio:
Agente aniônico derivado do álcool lauril, ingrediente principal do óleo de coco. É o agente limpador utilizado com maior freqüência. Se for utilizado como único agente na fórmula de um shampoo, o resultado tende a ser excessivamente adstringente.

Laurilsulfato de Trolamina: Agente aniônico, compatível com agentes anfotéricos. É um agente que promove limpeza dos cabelos. É suave e eficaz.

Lauroilsarcosina: Agente aniônico, derivado do óleo de palmeira.

Lauromacrogol-3: É o éter polietileno do álcool lauril, principal álcool extraído do óleo de coco. Utilizado como emulsificador e emoliente.

Lecitina: Anti-oxidante natural, emoliente e emulsificador. Utilizado em grande parte de cosméticos. A gema do ovo possui de 8 à 9% de lecitina.

Mastruço Ordinário: Seu extrato natural é utilizado para dar elasticidade aos fios.

Metilglicose Etoxilada 20 (OE): Derivado da glicose, intensifica o brilho e a flexibilidade.

Metilparabeno: Preservativo derivado do ácido benzóico. É geralmente utilizado em emulsões, associado ao propilparabeno. Não apresenta toxidade. Pode ser utilizado em alimentos. É eficaz contra grande parte de bactérias e fungos. Não se trata de agente à base de parafina. É recomendável utilizar concentração de 0,2 à 0,3 % em cosméticos.

Metoxicinamoto de Octila: Filtro solar. Protege os fios da ação nociva dos raios UV-A. derivado do ácido ciclâmico.

Miristoilsarcosinato de Sódio: Extremamente suave. É excelente agente de limpeza dos cabelos. Possui leves propriedades condicionantes.

Monoestearato de Glicerila: Agente emoliente, emulsificador, derivado do ácido esteárico e glicerina.

Nicotinamida: Estimulante suave para o couro cabeludo, à base de vitaminas B. também usado como agente sinergizante.

Nonoxínol: Limpador eficaz que também controla a distribuição uniforme dos óleos nos shampoos.

Olamida Acética: Agente condicionante solúvel em água. É compatível com sistemas aniônicos e não-aniônicos, ao contrário dos agentes quaternários, compatíveis somente com catiônicos.

Oleiléter Fosfato de Diolamina-3: Emulsificador. Evita separação do produto. Dá brilho.

Oleiléter Fosfato de Diolamina-10: Emulsificador derivado do ácido oléico, um ácido graxo insaturado.

Olemacrogol-20: Estabilizador orgânico, aromatizante, derivado de ácidos graxos não-saturados.

Óleo de Amêndoa Doce: Óleo natural “não-gorduroso”. Proporciona brilho intenso.

Óleo de Cártamo:
Óleo vegetal não-saturado. Derivado do açafrão.

Óleos Essenciais: Aromatizante, anti-séptico, germicida e protetor natural. Derivado de plantas naturais.

Óleo de Eucalipto: Óleo indispensável, contém propriedades que estimulam a circulação sangüínea. Analgésico tópico, aumenta a circulação de vasos capilares.

Óleo de Gergelim: Óleo não-saturado, conhecido por sua capacidade de rejuvenescer cabelos ressecados, quando incorporado à emulsão adequada.

Óleo de Germe de Trigo: Óleo extraído do germe de trigo. É naturalmente rico em vitaminas “E”. Instável em temperatura acima de 120ºF.

Óleo de Semente de Damasco: Óleo natural, extraído do damasco. Dá brilho, sem deixar os fios oleosos.

Óxido de Dimetil: Acelera a evaporação dos sprays.

Palmistamida MEA: Derivado do óleo da semente de palmeira. Utilizado em shampoos como agente condicionante e espessante.

Palmitato de Isopropila: Éster do ácido palmítico, extraído do óleo de coco, utilizado para intensificar a sedosidade da pele e cabelo.

Palmitato de Octila: Ingrediente emoliente. Intensifica o brilho. É extraído do óleo de palmeira.

Pantenol:Ver Dl pantenol.

Pidolato de sódio: É um poderoso hidratante (agente condicionante).

Piridoxina HCL: Vitamina B-6, utilizada para melhorara a textura dos fios.

Poliquatérnio 2:
Polímero utilizado para unir os fios. Possui carga positiva.

Poliquatérnio 11: Fixador. Possui propriedades anti-bacteriais. Fixa e dá brilho.

Polissorbato 20: Líquido oleoso e viscoso (solúvel em água). É utilizado como estabilizante de aromas em combinações à base de água (ex.: shampoos).

Polissorbato 80: Líquido viscoso utilizado para emulsionar o óleo natural (ex.: glândulas sebáceas).

Pristano: Hidrocarbono saturado encontrado em óleos naturais.

Propano: Propulsor natural.

Propilparabeno: Preservativo encontrado em alimentos (ver Metilparabeno). É frequentemente confundido com parafina.

Proteína Hidrolisada de Queratina Humana: Proteína derivada do cabelo humano através da hidrolização acídica/enzimática.

Proteína Láctea: Complexo protéico que contém aminoácidos essenciais.

Quatérnio 15:
Agente bactericida altamente eficaz.

Quatérnio 19: Possui carga positiva. Derivado de carboidrato de celulose. Cria película fina e elástica que envolve os fios. Produz brilho intenso.

Quatérnio 23: Possui alto peso molecular. É um sal quaternário com carga positiva. Produz brilho. Encorpa os fios sem ressecá-los.

Quatérnio 52: Quaternário solúvel em água. Derivado de ácido fosfórico, possui carga positiva. Une os fios (pontas duplas).

Raiz de confrei: Extrato herbal natural, rico em Alantoína. Por se cicatrizante, torna-se componente indispensável no Keratin SystemTM.

Sorbato de Potássio: Preservativo suave, encontrado em alimentos (ex.: vinho, queijo).

Sorbitol: Hidratante, agente condicionante e lubrificante. Possui propriedades semelhantes à glicerina, porém, o sorbitol é mais compatível com os cabelos do que a glicerina.

Tercopolímero de Acetato de Vinila/Ácido Crotônico/Neodecanoato de Vinila: Fixador orgânica utilizado em hair sprays. Fixa e dá brilho. Solúvel em água.

Tetracaprato de Pentaeritritol: Emulsificador. Derivado do ácido caprílico. Fonte vegetal.

Tiossulfato de Sódio:
Sal inorgânico, extremamente reativo. É utilizado para neutralizar os efeitos do cloro.

Tocoferol: Vitamina “E”natural. É também anti-oxidante.

Tridecet-7 Ácido Carboxílico: Agente limpador e condicionador essencial para criar espuma.

Trietanolamina: Trata-se de alcanolamine usado como parte de um sistema de emulsão em combinação com ácidos orgânicos (ácido esteárico). É também utilizado como suavizante em hair sprays.

Trimetilsiloxissilicato: Derivado do silicone. Proporciona brilho intenso.

Fonte: Cazza/L'anza

6 comentários:

Erica disse...

Essa lista é perfeita!!!
Amei!

amedeiros disse...

Esta lista realmente é muito boa...mas, ficaria muito melhor se fosse escrita também em INCI!!!

Anônimo disse...

Sensacional! Vai me fazer economizar horrores em produtos que não são condizentes com meu tipo de cabelo bem "currrrly"!

bjs!

Anônimo disse...

Irá ajudar nas minhas aulas, muito boa.

BETH disse...

Muito bom para estudo de cosmetologia.

Cris disse...

Exatamente o que estava procurando! Obrigada pela matéria!

Encaracoladas!

:D