sexta-feira, 27 de setembro de 2013

Minha rotina de tratamento :Cronograma Capilar Brasileiro Adaptado

Oi meninas!
Tudo bom com vocês?

Vou contar minha rotina de tratamento. Como comentei em outro post, estou seguindo o cronograma capilar brasileiro com algumas adaptações, e meu cabelo está respondendo super bem.

Começando pelo diagnóstico:
Meu cabelo tem frizz em função do tipo (3b/3c), tendência ao ressecamento, e eu faço coloração. Por isso meu cronograma é focado em textura e disciplina (Clique para entender o que o cabelo precisa:)

Os componentes necessários para o meu tratamento são:
Textura: mel, óleo de coco, óleo de damasco, manteiga de karitê, nano ceramidas, ácidos graxos.
Disciplina: Cera de cadelila, óleo de macadâmia, óleo de abacate, oliva, refinadores catiônicos,óleo de argan.  Todo cronograma precisa ter 01 item de força: aminoácidos, proteina, elastina, colágeno, carboidrato.
Ordem de grandeza dos produtos no cronograma: máscara, leave-in, condicionador, shampoo.

O que eu uso:
Máscara (tratamento semanal):
Revezo entre esses dois kits:



1- Carol´s Daugther Olive Oil Infusion:  kit contendo 01 frasco de óleo vegetal e óleos essenciais (mix) e creme a base de oliva e manteiga de karitê. Produto importado. Preço médio U$25,00.

2-Oléo de Baru + Máscara de geléia Real da empório body store:
O óleo de baru é nacional, e tem as mesmas
propriedades que o óleo de argan. A máscara de geleia real é a base de mel.



Leave-in: 
Estou usando em quase todas as finalizações o leave-in da Shea Moisture
Curl Enhancing Smoothie.  Uso na função de Loc. Ele é a base de óleo de coco, manteiga de karitê e proteína. Tem a formulação completa, liberado pra low/no-poo. A composição desse leave-in dá sustentação ao meu cronograma (item de força). É um produto pesado para o meu tipo de cabelo, por isso eu uso pouco e complemento a finalização com o leave-in curly da Charis, que é a base de proteínas. Adoro os géis Quencher (foto) e Tress da Ouidad. Confesso que não tenho usado, minha finalização tem ficado ótima com a combinação de cremes.


Condicionador:



Revezo entre os condicionadores Geleia Real da Emporium Body Store (a base de mel) e o Argan Oil e colágeno da Magic Hair, que tem óleo de argan.















Shampoo: Uso 01 vez por semana, e revezo entre o Curl & Wave da Grandha, e o Oro Argan Manói.   Eles não posuem sulfato na formulação, eu sou adepta da rotina low-poo.

Já durante a semana eu faço co-wash (no máximo duas vezes) com máscara de argan da griffus, bombada com mateiga de karitê, óleo de rícino, oléo essencial de grapefruit e cocamidropropyl  betaine. Também gosto de fazer umectação com óleo de rícino e óleo essencial de tea tree. Amplifica o efeito de limpeza do co-wash e trata o couro cabeludo.


Meu kit de emergência pós-coloração:

Mesmo fazendo reconstrução com Deep da Ouidad, que é aclamado pela qualidade (a base de proteínas), eu ainda uso azeite de oliva extra-virgem + mel +leite de coco para umectação no dia seguinte. Isso para recuperar a maciez do cabelo.

Sim, eu tenho produtos naturais e receitas caseiras na minha rotina capilar, e por mais que muita gente torça o nariz pra eles, funciona!
O segredo do sucesso, é tratar exatamente o que seu cabelo precisa. ;)





Resultados:

No meu caso está valendo a pena!!!  O que você achou?

Bjs cacheados!

Eliane Serafim
Grupo Amigas Cacheadas



14 comentários:

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Post maravilhoso, Eli! Parabéns pela sua forma didática de escrever e explicar e pelos resultados obtidos.

Bjos

Rosana

Eliane Sérafim disse...

Obrigada Rosana!

Bjusssssssssss

magra na balança disse...

nossa seu cabelo em quatro mês cresceu bastante, parabéns ótimos resultados.

Eliane Sérafim disse...

Obrigada Pietra!

A conclusão que eu cheguei é quando a gente faz o tratamento focado, o resultado é melhor do que a gente imagina. :) O resultado me surpreendeu muito.

Daniela disse...

Excelente!

Eliane Sérafim disse...

Obrigada Dani!

Geiza disse...

Muito bom Eliane. Simples e eficiente. Quando digo simples, é porque tenho um verdadeiro arsenal, e sei que não é preciso tanto! Basta descobrir as necessidades do fio.

Se puder informar, onde tem comprado ou importado os produtos, eu agradeço. Meu Tress está acabando e a Strawberry parou de reembolsar o frete, por aqui, é um absurdo de caro!

Silvinha BH disse...

Ei!!! Depois q li sua matéria sobre o CCB, resolvi aderir também. O lance da hidratação, nutrição e reconstrução - somente -não estavam dando resultados nos meus cabelos. Eliane: os produtos da Grandha são livres de silicones? Abraços

Eliane Sérafim disse...

Geiza,meus produtos perdiam a validade e eu não conseguia usar tudo. Posso dizer que estou disciplinada! Tenho uma amiga que mora da Flórida e manda os produtos. Pra comprar aqui realmente não dá...

Eliane Sérafim disse...

Silvinha BH, o shampoo da grandha é liberado, o leave-in piment tem amodimethicone. O condicionador e as máscaras possuem óleo mineral.

Amanda Virginia disse...

Eu colocaria em sua lista a linha Semi Di Lino Color Protection da Alfaparf, para proteção da cor e suavidade e maciez. Ela possui Extrato de linhaça que é um é um ácido graxo altamente concentrado em Ômega 3 e apresenta maior concentração de ômega-3 que age como um poderoso antioxidante, fortalecendo e fechando as cutículas. Isso faz que o fio permaneça hidratado, forte e brilhante por mais tempo. Além da tecnologia antidesbotamento Color Block+.

x disse...

Muio bom mesmo.
O cabelo cacheado não dá trabalho para ser cuidado e ficar bonito, mas exige disciplina. Parabéns.
http://manualdoscachos.blogspot.com.br

Dressa disse...

nossa seu cabelo ficou lindo eu gostaria de saber mais sobre o cronograma capilar brasileiro!

Tg disse...

Esse cronograma textura,dicip disci, força,. São hidratação, nutrição e reconstrução? Bjsss 😍😍😘😘😘😘

Encaracoladas!

:D