segunda-feira, 24 de maio de 2010

Adote o Black Power - Negra Li

Conseguir manter os cabelos crespos em dia é uma tarefa quase impossível. As mulheres afro-brasileiras sabem muito bem da dificuldade de deixar os fios com um caimento bonito, com brilho e com um aspecto saudável. E algumas atitudes, como o excesso de química acabam deixando os fios ainda mais ressecados e quebradiços.

No quesito cabelo crespo, a cantora Negra Li, assume o Black Power com muito charme e atitude. "Estou muito feliz com o meu cabelo, principalmente porque ele cresce bastante e reage muito bem aos tratamentos. Mas muita gente acredita que ele não necessita de cuidados especiais, o que não é verdade. Gasto quase 1 hora por dia para hidratar bem os fios e deixar todos os cachos no lugar. Ninguém consegue um resultado positivo sem esforço. E isso também vale para o penteado Black Power", fala a cantora em entrevista exclusiva ao MinhaVida.

Mas a dúvida é como cuidar dos cabelos crespos, proporcionando brilho e beleza para os fios. "Não dá para exagerar na química, um erro cometido por muitas mulheres", explica o cabeleireiro Wagner Moraes, do Studio Kg, que cuida da cantora.

Black Power
Uma das tendências para cabelos afros é o Black Power, look atual da Negra Li. "Para manter o look precisa ter atitude, ou no mínimo se sentir confortável com o penteado, já que algumas pessoas ainda olham de maneira preconceituosa. Elas não entendem que é um estilo e não uma falta de penteado", diverte-se a cantora.

O processo que ajuda a manter o penteado em dia é conhecido como texturização. Ele é responsável por soltar os fios e proporcionar um aspecto mais leve para o penteado. O lado positivo é que o tratamento não agride os cabelos já que não modifica diretamente o DNA dos fios, segundo Wagner Moraes. "Quem opta por esse penteado precisar seguir algumas dicas, como lavar os cabelos apenas duas vezes por semana e utilizar cremes especiais para hidratação".

Mas os benefícios de quem escolhe o Black Power também são grandes. "Depois da texturização os cabelos ficam mais soltos e fáceis de domar, após a lavagem basta aplicar um creme sem enxágue e pentear com os dedos que o visual fica pronto. A visita ao salão precisa ser freqüente, mas não demanda muito tempo e uma simples ajustada já deixa o visual como novo. Sem contar que ele realça a beleza negra e fica supermoderno", explica o cabeleireiro da cantora.

Alisamentos
O alisamento em cabelos crespos necessita de atenção redobrada, já que deve possuir uma ação mais forte. O maior problema é que as mulheres abusam da química e quando optam por um desses alisamentos deixam os cabelos sujeitos a diversos riscos. "Existem ótimos alisamentos para cabelos crespos. A escolha da melhor opção depende da condição e do tipo de cabelo de cada pessoa. Mas, geralmente, é preciso ficar, no mínimo, um mês sem passar nenhuma química no cabelo. Abusar da hidratação também é uma ótima pedida já que os crespos costumam ressecar facilmente", alerta o especialista. "Depois desse passo é necessário procurar um especialista, que deve analisar as condições dos fios e sugerir o tratamento mais indicado".

Outra preocupação do cabeleireiro está ligada ao alisamento feito em casa, sem ajuda de um profissional. "Os alisamentos mudam a estrutura do DNA dos fios. Quando erramos na escolha, além de enfraquecer consideravelmente o cabelo, o resultado fica artificial e dá trabalho para reverter", alerta Wagner Moraes.


O cabelo da Negra Li 
A cantora divide os cuidados: no dia de lavar, a atenção é para que os cachos tomem forma e Negra Li tenha sossego, sem precisar ficar se ajeitando. O cabelo dela é lavado duas vezes por semana. Quando não precisa lavar, a hidratação recebe carinho especial. No dia de lavar
1. Xampu e condicionador.
2. 20 minutos de máscara hidratante protegem os fios do ressecamento
3. Leave-in sem enxágue evita os cabelos queimados
4. Deixe secar naturalmente e jamais use secador
5. Quando secar, penteie usando os dedos e, se necessário, ajeite os cachos com uma escova de dentes bem largos e firmes.

Nos demais dias
1. Os dedos servem como pente ao amanhecer
2. Os cachos são desamassados e recebem uma camada de leave-in, diariamente. E nem precisa se preocupar com a oleosidade: nos fios crespos, ela tem dificuldade de chegar ao comprimento (por isso a cantora consegue lavar o cabelo apenas duas vezes na semana). Vale o cuidado de sempre: jamais chegue com o creme na região da raiz.

fonte: minhavida.com

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, me chamo Michelle e passei q visitar seu blog sempre há alguns meses desde que me decidi a não mais alisar meu cabelo (que é cacheado)... Há muitos anos que faço relaxamento, alisamento, já fiz progressiva... mas agora decidi deixá-lo crescer cacheado novamente e assumir! Só que.. agora q já está com uns 4 dedos de raiz natural, tá ficando dificil.. gostaria de saber se vc tem alguma dica de penteado ou tratamento q ajude a minimizar aquela aparencia estranha (de raiz enrolada e pontas esticadas).. eu sei q cortar seria bom, mas não tenho coragem de cortar muito curto, então só cortei 4 dedos e vou mantendo o corte das pontas.. ele é longo. Será q vc consegue me ajudar?! rsrs.. Agradeço muito!!

Dai disse...

Olá Anônimo! As dicas para esse período difícil são disfarces, a única forma é realmente cortando, aí vão eles: use e abuse dos rabos de cavalo apertados (cuidado com presilhas q estragam os fios).
Use e abuse de todo tipo de acessório tipo boina, bonés, lencos etc. Use lenços e tiaras de silicone bemmmm rente a raiz sabe? Quando deixa o cabelo liso antes da tiara? É moderno e vai te ajudar.
Outra dica é fazer escova. Sei q isso é um martírio mas é melhor que a química. Faça escova se não aguentar a raiz e as pontas diferentes. Pode até usar a chapa, mas se mantenha longe da química. E de forma alguma descuide com a hidratação, esses procedimentos ressecam o cabelo mas são preferíveis nessa fase.
Assim q vc achar possível cortar e passar a usar seu cabelo completamente crespo apenas deixe de lado a chapa e a escova pois ele estará bem cacheado naturalmente.

Unknown disse...

Olá, anônimo.
Também fiz progressiva, e precisei ficar um ano só cortando e penteando de forma bem esticada.Finalmente hegou o grande dia em que pude dar liberdades aos meus cachinhos.Hoje estou cuidando dos fios para que não ressequem.Mas afirmo que estou muito feliz com meu stilo black power.Fui muito elogiada....
Espero ter contribuido para sua descisão.Boa sorte!Rita

Anônimo disse...

Olá,fiz um relaxamento bem agressivo no cabelo ele fico muito liso,não contente ainda fiz a tal da progressiva,não estou feliz,quando vejo um cabelo crespo fico babando,mais vou ter q cortar bem curto e fazer um alongamento vcs acham uma boa opção?

Dai disse...

O Alongamento vai te trazer problemas mais tarde e o corte ser'a inevitavel outra vez.
Recomendo aproveitar a onda do verao e partir para um corte bem curto, caprichar na massagem capilar e hidratar bastante para ele crescer rapido!

Encaracoladas!

:D