quarta-feira, 27 de abril de 2011

Dez desastres do cabelo cacheado e suas soluções




Quem tem cabelo cacheado/crespo sabe que não dá para evitar alguns desastres capilares eventualmente, mas o pessoal do site americano Naturally Curly elegeu 10 desastres e deu possíveis soluções para eles.

- O fiasco da chapinha
É super normal dar de vez em quando aquela vontade louca de ter cabelo liso e então você apela para a chapinha. O problema é que chega o dia de lavar o cabelo e você percebe que seu cabelo não voltou a ser o mesmo. Os cachos antes perfeitinhos ficaram tortos e sem padrão e você conclui que aconteceu algo terrível: o dano do calor. Mas calma, isto pode não ser permanente!

Solução: Hidratação profunda! O calor fechou demais as cutículas do seu cabelo e não permitiu a hidratação do condicionador comum entrar. Pode até demorar uns dias para reverter o estrago, mas dá certo. Coloque uma máscara de hidratação profunda e deixe o cabelo dentro de uma touca por meia hora. Para prevenir este tipo de susto, sempre passe algum produto com proteína para prevenir os danos do calor.

- Libertação dos nós
Quem tem o cabelo bem cacheado ou crespo sabe que os nós adoram aparecer sem dó. Às vezes chega a parecer que é impossível soltar todos aqueles nós, mas não é não.

Solução: Molhe o seu cabelo, divida-o em grandes partes e prenda-as com elásticos frouxos (de preferência aqueles que não vêm o metalzinho). Passe um super condicionador e deixe o cabelo dentro de uma touca de banho por uns 15 minutos. Pegue cada parte separada e divida-a em 3 partes. Cada parte deverá ser penteada com um pente de dentes largos. Comece pelas pontas e vá subindo. Depois passe uma escova para puxar todos os fios que se quebraram no processo. Faça o mesmo com as outras mechas e depois enxágüe com condicionador e água fria. Para evitar os nós o recomendável é usar um gel leve ou serum.

- O desastre do cabelo seco
Você já tentou todos os cremes e pomadas e condicionadores imagináveis e o seu cabelo ainda está duro. O que fazer?

Solução: O problema está nas cutículas do seu cabelo que estão fora do lugar, levantadas e sobrepostas. O cabelo humano é levemente ácido, com pH entre 4,5 e 5,5, então você pode fechar as suas cutículas e amaciar os fios usando ingredientes ácidos. Gel de aloe vera é uma boa pedida, assim como água morna, que faz as cutículas se abrirem para receber o tratamento. Depois enxágüe com água fria, para fechá-las no lugar certo.

Use as mãos para amaciar o cabelo enquanto você o hidrata. Puxe o produto da raiz às pontas para ajudar na penetração e no fechamento das cutículas. Lembre-se que é difícil deixar o cabelo afro totalmente sedoso, mas dá para melhorar bastante!

- Nenhum dos seus produtos favoritos está funcionando mais
Antes o cabelo ficava bom, mas de uns tempos para cá ele ficou mais seco e com frizz e os cachos estão ficando deformados. O que acontece?

Solução: Alguns produtos para moldar o cabelo podem estragar os cachos. Use um shampoo anti-resíduos e depois faça um tratamento de hidratação profunda para fazer os cachos voltarem ao normal. 


- Sair da academia e ver que os cachos sofreram mais do que os músculos
Após a malhação é normal ver que os cachos estão sem vida e cheio de frizz. Quem já lavou o cabelo no dia anterior não vai lavar de novo – isto só vai deixá-lo mais seco ainda –, então o que podemos fazer?

Solução: Lave os fios sem usar shampoo, somente condicionador. É rápido e limpa e hidrata os fios na medida certa.

- O uso do chapéu e os cachos amassados
Chapéus são lindos e estão na moda, mas podem ser um problema para quem tem cachos. Ou você fica o dia todo com chapéu ou dá um jeito de renovar os cachos quando você precisar tirar ele da cabeça.

Solução: Sprays que renovam e ativam os cachos podem ser a resposta. Um pouquinho de spray ajuda muito e dá um perfume extra aos fios.

- Loucura capilar no fim da tarde
O cabelo começa o dia muito bem. Comportado, sem frizz, com cachos definidos... Só que quando chega no meio da tarde as coisas começam a mudar – fica armado, com frizz, sem forma.

Solução: As pomadas estão aí para salvá-la! O importante é você não exagerar na quantidade. Um pouquinho só já é o suficiente. Espalhe a pomada nas palmas das mãos e passe-a nos cachos apertando-os um pouco (se você apertar demais os cachos vão ficar mais estragados ainda). Deixe o potinho de pomada dentro da bolsa para estas emergências!

- Ondas sem volume e sem graça
Muitos cabelos cacheados começam meio lisos no alto, ondulam logo depois e só então vira cacheado. E aí é que muitas sofrem, já que o alto da cabeça fica achatado e as pontas ficam volumosas. 

Solução: Use prendedores bico-de-pato (clipes de cabelo). É um truque bem simples: quando você lavar o cabelo e ele estiver úmido você deverá pegar uns 3 ou 4 prendedores e colocá-los no alto da cabeça, mas debaixo dos fios – bem perto da raiz. Deixe-os lá enquanto você se arruma para sair de casa ou enquanto o cabelo seca mesmo. Os fios vão secar ao redor dos prendedores e vão ficar mais erguidinhos. Se ficou difícil de entender, veja só este vídeo. 




- Medo do segundo dia
Algumas pessoas lavam o cabelo um dia sim e outro não e no “dia do não” acordam com o cabelo cheio de produtos que não passaram bem a noite em contato com o travesseiro...

Solução: Durma com um travesseiro que tenha fronha de seda ou cetim. Parece bobo, mas dá resultado. O algodão das fronhas pode ser cruel com os cachos, já que ele provoca mais atrito e acaba desmanchando os cachos e separando as cutículas dos fios. Além disto, uma fronha de cetim é muito mais elegante!

- Cabelo liso escondido por baixo dos cachos
Às vezes o cabelo tem ondas e cachos por cima, mas as camadas de baixo são lisas e o conjunto acaba ficando meio esquisito às vezes.

Solução: Quando você for cortar o seu cabelo você pode pedir para cortar a camada de baixo um pouquinho mais curta do que a de cima – um centímetro já dá. Quando o cabelo secar, a parte lisa também vai encolher um pouco (como todo fio encolhe) e vai ficar escondida atrás dos cachos.

17 comentários:

Lucy Viana disse...

Adorei as dicas! Algumas realmente não sabia e vou testar! Adoooro.

Bom finalzinho de páscoa e ótima semana

Bjs
Lucy

Jo Turquezza disse...

Adorei as explicações. Saber cuidar é bem legal.
Beijos.

Fashionista disse...

Adorei as dicas! Eu e a minha filha temos o cabelo encaracolado e vou usar alguns destes truques!

P disse...

Gostei... só faltou o link do vídeo dos prendedores.

Quel Dias disse...

Sou encaracolada e amei as dicas! Super utéis mesmo, parabéns!

Beijinhos pintados,
Quel
http://guriapintada.blogspot.com/

Lola! disse...

Oiii querida!
Um dia vi que você disse que tinha uma forma de dormir com os cabelos cacheados e acordar com eles 'em dia', poderia ensinar como? Obrigada, sou uma grande fã sua! Bjs.

Ass. Priscila Barros
Facebook: Priscila Barros
TT: @_LoLaBarros

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Priscila... o que eu faço o rabo de cavalo no topo da cabeça, fica tipo um abacaxi. Uso um elastico nao tao apertado. O comprimento do cabelo fica um pouco acima do travesseiro, entao so a parte de dentro do cabelo fica em contato com o travesseriro, No dia seguinte solto o rabo de cavalo e passo uma pomada na raiz.

Vou tentar fazer um video mostrando como faco, ok?

Bjos

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Oi, Paulinha.

Obrigada por avisar da falta do video... editei para aparecer. Agora funcionou.

Beijos!

Lucy Viana disse...

Oi Rosana estou divulgando seu video de novo! rsrs
Queria falar sobre o plopping que da super certo em mim, e faço todo dia!
Esta no site do qual sou colunista.

http://patricinhaesperta.com.br

Bjs
Lucy

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Lucy! Muito legal voce estar divulgando as nossas materias.

Sempre que achar interessante, pode publicar. Dai eu apareco pelo blog para tirar alguma duvida.

Bjos

Lanna Pat disse...

olá, gostaria que voces tirassem uma dúvida minha, se puderem. Estou pensando em fazer a cauterização a frio da Redken. Conhecem? é boa? da pra confiar?
obrigado

Marcela disse...

Olá!estou tentando entrar no forum encaracoladas e não consigo!! O que tenho que fazer?
bjinhos

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Marcela,

Você tentou entrar no Forum pelo seguinte link: http://encaracoladas.5forum.info/ ?

Tem alguns browsers que não conseguem abrir, pode ser isso.

Bjos

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Profa. Lana,

No forum algumas meninas já usaram e fizeram comentarios, dá uma olhadinha no link: http://encaracoladas.5forum.info/t717-cauterizacao-a-frio-redken?highlight=redken

Bjos

Jacqueline disse...

Adorei as dicas, nossa depois da academia realmente é o terror rs.

Yume Kikuda Silveira disse...

Nossa,tava lendo as dicas e uma em especial foi escrita pra mim!
A que fala que os cabelos de baixo não enrolam ficam um ondulado estranho!
Meu cabelo é assim,ai toda vez que eu vou cortar o cabelo peço pros cabeleleiros cortarem um pouco mais curta,mas todos eles falam que não que é pq tá sem corte,tá pesado que ele fica assim,ai falam que fizeram mil cursos e que tem que repicar normal!
Ai saio do cabeleleiro e fica bom,chego em casa e o cabelo não enrola!

que bom que vc deu essa dica,pq percebo que não é loucura minha!

bjo Yume*

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Jacqueline e Yumi!

Obrigada por acompanhar o blog e curtir as dicas.

Bjao

Encaracoladas!

:D