terça-feira, 28 de julho de 2009

Hidratar ou Reconstruir?

*post por Dai

Os cabelos compõem-se de:
90% da proteína queratina que contém, na sua estrutura, 18 aminoácidos,
8% de água, lipídeos, pentoses, glicogênio e ácido glutâmico, e
2% dos minerais de ferro, cobre, zinco, alumínio e cobalto.

Analisando os dados acima conseguimos compreender porque que os cremes e produtos externos destinados a hidratar só podem agir naqueles 8% da composição do cabelo. Parece pouco mas a diferença entre hidratar e não hidratar é muito grande.

Quando usamos o secador para alisar, estamos retirando essa água do cabelo, ou seja, esses 8% e deixando os 90% de queratina, que nada mais é do que uma fibra endurecida, deixando o cabelo com aspecto liso! Isso também explica porque quando molhamos o cabelo depois da escova ou chapa ele volta ao normal ou porque quando o clima está muito úmido os fios vão enrolando novamente.

O ressecamento é o primeiro sinal de que os cabelos estão desidratados, sendo que a perda da umidade interna dos fios provoca uma diminuição da coesão entre as células, facilitando com que eles se quebrem.

Já a reconstrução tem poder para agir nos 80%, por isso quando fazemos uma boa reconstrução os fios recuperam-se bem, porém as reconstruções podem deixar os fios duros e devem ser sempre bem espaçadas.
Recomenda-se um cronograma de tratamento reconstrutivo e nutritivo para cabelos que sofrem com muita química, seja ela qual for.

Hidratar e reconstruir são procedimentos que precisam andar juntos. Cabelos sem química podem se concentrar na hidratação e reconstruir apenas eventualmente, já cabelos com qualquer tipo de química precisam passar constantemente por reconstruções, para que a principal matéria do cabelo, que é retirada a cada procedimento químico, possa ser recolocada no fio.
Logicamente o fio não voltará a ficar igual como seria virgem, mas dessa forma ele se torna mais resistente as agressões químicas e físicas que por ventura vier a sofrer.

18 comentários:

Alice disse...

Quais sãos melhores produtos reconstrutores na sua opinião?

Dai disse...

Oi Alice... se você quer uma tratamento barra pesada eu recomendo KITS: CPR da Senscience, 3 Steps (Ultimate Treatment) da Lanza e o Extreme (um vermelho, não lembro a marca).
Máscaras: reconstructor da Lanza e Energizing da NPPE/Chitsai... acho elas melhores que a Kérastase e a Absolut Repair, pela formulação.
Uma reconstrução poderosíssima é também a Kérathermie da Kérastase, mas o ideal é fazer essa no salão.
Bjks

Alice disse...

Brigadu!!!
;*

Anônimo disse...

Praticantes do low poo podem fazer recosntruções? Sei que algumas marcas possuem máscaras liberadas, mas digo o processo como um todo, com todas as estapas de tratamento.

Dai disse...

Olá Anônimo, poder é claro que pode, não tem incompatibilidade alguma, eu faço reconstrução com produtos que usam silicone (bem pouco silicone) e também uso coloração que tem silicone. Em cabelos que precisam de reconstrução com certeza ela fará mais bem do que mal.
O único cuidado é não deixar o silicone sobrecarregar o fio, assim se torna muito difícil para surfactantes leves dissolvê-los. Como reconstrução é um tratamento esporádico acredito que dentro da rotina Low Poo vc nem notará que usou. Pelo menos é o que acontece comigo.

Tata Ribeiro disse...

Vi seu link em um blog, amei de c ara só o nome do blog. Amei o blog.
Vou votar!


E já estou te seguindo.

Se quizer depois fazer uma visinha no meu... lá eu falo de moda, música e mundo.
E novo, e estou realmente postando com frequencia agora.
Beijoquinhas.

Talitaribeiro.com.br

Anônimo disse...

Será que você poderia dar alguma dica de produtos reconstrutores com preços mais acessiveis?

Dai disse...

Sim, tem uma reconstrução da Amend, tem sa Skafe tb. Vc pode comprar aquelas bisnagas de Keratina também e fazer o procedimento do rótulo. Tem várias marcas com aquelas caixinhas de reconstrução. Procure em lojas de produtos de beleza, é fácil achar.

Liss disse...

Dai, comprei um Kit da avlon para reconstrução e contem KeraCare 1st Lather Shampoo, Affirm Positive Link e um Affirm 5 in 1 Reconstructor, ainda estou esperando chegar. Você sabe se esses produtos são bons?

Dai disse...

São otimos Liss! Ja usei e todo mundo fala bem, sao profissionais! Alguns deles nao fazem parte da rotina No Poo mas cumprem muito bem o que prometem, espero q seu cabelo se dê bem com a marca.

Liss disse...

Não poderia ter notícia melhor do que essa, muito obrigada
:*

Nanda Bandeira disse...

Oi!!! Uma ajuda: Meu cabelo é fininho, liso e está com quebra/queda...enfim, tá pobre. rsrs. Faz tempo que não uso química.
Comprei esse Hair Repair da lanza, step 3, The ultimate treatment. Vc disse que deve ser usado esporadicamente. Mas de quanto em quanto tempo? E a hidratação? Seria o ideal pra mim? No momento só uso aquele tratamento noturno Novex (leave in).
Me dá uma dica!
Brigada.

Dai disse...

Se seu cabelo estiver na UTI vc pode usar o Lanza 1x por semana, se ele estiver ressecado pode ser a cada 15 dias, como manutenção para um cabelo seco, com pequenos danos pode ser 1x por mês. O reconstrutor pode mudar um pouco a textura do fio (deixar mais duro ou até alisar um pouco o cabelo) mas esse efeito sai com o tempo nas lavagens normais.
Hidratação: cabelo na UTI 3x por semana, cabelo ressecado demais: 2x por semana, manutenção de cabelo crespo/cacheado: 1x por semana, cabelos lisos, normais etc: 15 dias ou 1x por mês!
;)

Liss disse...

Dai, só mais uma pergunta, estava vendo lá no fórum que as meninas usam depois do SR uma máscara hidratante, se eu usar o Affirm Positive Link e um Affirm 5 in 1 Reconstructor tem necessidade de usar uma máscara hidratante em seguida?
Bjs ;*

Dai disse...

Sim, acho bem interessante, mas não é algo obrigatório. Se vc puder eu recomendo sim!

Anônimo disse...

OLÁ DAI! ME AJUDA NESSA?! MEU CABELO É RESSECADO PRINCIPALMENTE NA RAIZ, É VOLUMOSO,QUEBRADOS E AINDA CACHEADO, GOSTO DOS CACHOS, MAS DO RESTO QUE CITEI NÃO. ME AJUDA SE POSSÍVEL EM NOME DE PRODUTOS QUE ENCONTRO EM LOJA DE COSMÉTICOS E QUE TENHAM PREÇOS ACESSIVEIS. AH! NÃO TEM QUIMICA. ESTOU QUERENDO MÁGICA NÉ?! RSRSRS!! DESDE JÁ EU AGRADEÇO!! AGUARDO RESPOSTA ABRAÇOS!! ANGELICA

Dai disse...

Angelica, primeiro... se vc precisa de resultados produtos de mercado vão demorar muito para te dar (se derem), recomendo investir em produtos profissionais que são feitos para isso. O q vc precisa é de muita hidratação primeiro. Vc pode até reconstruir mas nunca pode desleixar com a hidratação e vc só vai ver o resultado mesmo quando seu cabelo q está no couro cabeludo for ponta, não adianta mentir pra ti, é assim mesmo.
Recomendo as máscaras profissionais das marcas: Loreal Professionnel, Matrix, Kérastase, Lanza, Joico, Wella e demais. As com preco mais acessivel sao da Matrix. Eu gosto bastante.
Evite produtos muito detergentes tb, principalmente shampoo, uma otima opcao é o Jhonsons baby q é mais light. Use pouco tb, ou dilua em água se preferir.
Abraços

Anônimo disse...

apos hidratarmos e reconstruir os cabelos perdemos 30% da hidratação.

Encaracoladas!

:D