quarta-feira, 22 de julho de 2009

Rotina No Poo e Low Poo

Entre vários outros cuidados com os cabelos está a Rotina No Poo e Low Poo que fez a cabeça de muitas pessoas que possuem cabelos naturalmente secos e ressecados, seja natural ou devido a químicas, lisos ou crespos.
Basicamente essa rotina consiste em diminuir o uso do sulfato (Low Poo) ou eliminar totalmente o uso do mesmo (No Poo).
O Sulfato é uma substância que está presente em vários produtos capilares, mas podemos encontrá-lo principalmente nos shampoos. Ele é um surfactante com grande poder se limpeza e é agressivo ao fio de cabelo (Leia aqui a pesquisa completa sobre esse assunto).
Esse ingrediente é o responsável pela limpeza dos fios, eliminando sujeira, gordura e todos os tipos de plásticos entre eles: silicones, parafinas, óleos minerais que aplicamos nos fios juntamente com os cremes condicionadores, leave ins e finalizadores.

A diferença entre No e Low Poo é basicamente:

No Poo: corta-se totalmente o uso do sulfato, mas eliminando o uso do sulfato por completo é necessário que se elimine também todo o uso de todos os produtos insolúveis em água que grudam nos fios de cabelo e precisam do sulfato para sua retirada (silicones insolúveis, óleo mineral, parafina). O No Poo é uma rotina que precisa ser seguida à risca, se você eliminar o sulfato completamente e não eliminar os insolúveis o cabelo vai saturar, perder o brilho, se tornar pegajoso, com aspecto de sujo e sem volume. Para fazer o No poo há duas formas:
1. Eliminando o shampoo e no lugar deste colocar algumas receitas caseiras para limpeza dos fios ou
2. Comprando produtos higienizadores que não contém o sulfato como surfactante.
Quem faz o No Poo normalmente prefere a compra de detergentes capilares sem o sulfato, a limpeza proporcionada é a mesma, mas os danos são muito menores.

Low Poo: admite o uso do sulfato 'leve' esporadicamente, há vários tipos de sulfatos, e modernamente temos sulfatos mais leves à escolha. A cada 15 dias usa-se um produto com sulfato para retirar algum resíduo de substância insolúvel que foi utilizada, nos demais dias evita-se o uso do sulfato.
Essa rotina é válida para aquelas pessoas que fazem uso de coloração nos fios com produtos que contém insolúveis, usam produtos como kits reconstrutores ou mesmo máscaras que podem possuir algum tipo de petrolato leve.
Mesmo assim quem segue a Rotina Low Poo toma cuidado para não exagerar e não utiliza séruns ou produtos com muitos produtos insolúveis e não agregam nenhum benefício aos fios.

Abaixo, algumas informações do Livro Curly Girl (Lorraine Massey):

Xampu: evitar os que contenham Sodium Lauryl Sulfate (Lauril sulfato de sódio), Ammonium Laureth Sulfate (Lauil éter sulfato de amônio) e Sodium Laureth Sulfate (Lauril éter sulfato de sódio).
Sugere o uso de produtos que contenham Disodium EDTA (EDTA dissódico), Citric Acid (ácido cítrico) ou extratos de plantas. Também é sugerido utilizar produtos que contenham Cocamidopropyl Betaine (Cocamidopropil betaína), Dodecyl Polyglucoside (Dodecilpoliglicosídeo).
Condicionadores: é aconselhado evitar o uso de condicionadores que contenham silicones insolúveis. Os cabelos necessitam de emolientes, umectantes, proteínas e hidratantes, por isso deve-se procurar por essas substâncias nos rótulos dos produtos:

  • Emolientes: Shea Butter (manteiga de karité), óleos vegetais, olive oil (óleo de oliva) e óleos de castanhas;

  • Umectantes: Panthenol (D-Pantenol ou Pró-vitamina B5), Glycerin (Glicerina) e Sorbitol (Sorbitol);

  • Hidratantes: Aloe vera (Aloe vera ou Babosa), Aminoacids

  • Proteínas: Wheat (Trigo) e Soy (Soja). Protein.

Fonte: naovivosemcosmeticos.com.br e cosmeticaemfoco.com.br

3 comentários:

Anônimo disse...

Puxa! Passei um dia inteiro pesquisando sobre essa técnica e indicações de produtos indicados, achei muitas coisas, mas este foi o post foi o mais esclarecedor de todos que encontrei. Parabéns e obrigada!

Anônimo disse...

Olá, gostaria de saber se o condicionador hydra-max flexium da L'oréal Paris pode ser usado no trtamento no/low poo.

Antecipadamente agradeço,

Flor.

Dai disse...

Pelo q li da linha Elseve é liberado!

Encaracoladas!

:D