Tudo bom com vocês?
Vou contar minha rotina de tratamento. Como comentei em outro post, estou seguindo o cronograma capilar brasileiro com algumas adaptações, e meu cabelo está respondendo super bem.
Começando pelo diagnóstico:
Meu cabelo tem frizz em função do tipo (3b/3c), tendência ao ressecamento, e eu faço coloração. Por isso meu cronograma é focado em textura e disciplina (Clique para entender o que o cabelo precisa:)
Os componentes necessários para o meu tratamento são:
Textura: mel, óleo de coco, óleo de damasco, manteiga de karitê, nano ceramidas, ácidos graxos.
Disciplina: Cera de cadelila, óleo de macadâmia, óleo de abacate, oliva, refinadores catiônicos,óleo de argan. Todo cronograma precisa ter 01 item de força: aminoácidos, proteina, elastina, colágeno, carboidrato.
Ordem de grandeza dos produtos no cronograma: máscara, leave-in, condicionador, shampoo.
Máscara (tratamento semanal):
Revezo entre esses dois kits:
2-Oléo de Baru + Máscara de geléia Real da empório body store:
O óleo de baru é nacional, e tem as mesmas
propriedades que o óleo de argan. A máscara de geleia real é a base de mel.
Leave-in:
Estou usando em quase todas as finalizações o leave-in da Shea Moisture
Curl Enhancing Smoothie. Uso na função de Loc. Ele é a base de óleo de coco, manteiga de karitê e proteína. Tem a formulação completa, liberado pra low/no-poo. A composição desse leave-in dá sustentação ao meu cronograma (item de força). É um produto pesado para o meu tipo de cabelo, por isso eu uso pouco e complemento a finalização com o leave-in curly da Charis, que é a base de proteínas. Adoro os géis Quencher (foto) e Tress da Ouidad. Confesso que não tenho usado, minha finalização tem ficado ótima com a combinação de cremes.
Condicionador:
Revezo entre os condicionadores Geleia Real da Emporium Body Store (a base de mel) e o Argan Oil e colágeno da Magic Hair, que tem óleo de argan.
Shampoo: Uso 01 vez por semana, e revezo entre o Curl & Wave da Grandha, e o Oro Argan Manói. Eles não posuem sulfato na formulação, eu sou adepta da rotina low-poo.
Já durante a semana eu faço co-wash (no máximo duas vezes) com máscara de argan da griffus, bombada com mateiga de karitê, óleo de rícino, oléo essencial de grapefruit e cocamidropropyl betaine. Também gosto de fazer umectação com óleo de rícino e óleo essencial de tea tree. Amplifica o efeito de limpeza do co-wash e trata o couro cabeludo.
Meu kit de emergência pós-coloração:
Mesmo fazendo reconstrução com Deep da Ouidad, que é aclamado pela qualidade (a base de proteínas), eu ainda uso azeite de oliva extra-virgem + mel +leite de coco para umectação no dia seguinte. Isso para recuperar a maciez do cabelo.
Sim, eu tenho produtos naturais e receitas caseiras na minha rotina capilar, e por mais que muita gente torça o nariz pra eles, funciona!
O segredo do sucesso, é tratar exatamente o que seu cabelo precisa. ;)
Resultados:
No meu caso está valendo a pena!!! O que você achou?
Bjs cacheados!
Eliane Serafim
Grupo Amigas Cacheadas
14 comentários:
Post maravilhoso, Eli! Parabéns pela sua forma didática de escrever e explicar e pelos resultados obtidos.
Bjos
Rosana
Obrigada Rosana!
Bjusssssssssss
nossa seu cabelo em quatro mês cresceu bastante, parabéns ótimos resultados.
Obrigada Pietra!
A conclusão que eu cheguei é quando a gente faz o tratamento focado, o resultado é melhor do que a gente imagina. :) O resultado me surpreendeu muito.
Excelente!
Obrigada Dani!
Muito bom Eliane. Simples e eficiente. Quando digo simples, é porque tenho um verdadeiro arsenal, e sei que não é preciso tanto! Basta descobrir as necessidades do fio.
Se puder informar, onde tem comprado ou importado os produtos, eu agradeço. Meu Tress está acabando e a Strawberry parou de reembolsar o frete, por aqui, é um absurdo de caro!
Ei!!! Depois q li sua matéria sobre o CCB, resolvi aderir também. O lance da hidratação, nutrição e reconstrução - somente -não estavam dando resultados nos meus cabelos. Eliane: os produtos da Grandha são livres de silicones? Abraços
Geiza,meus produtos perdiam a validade e eu não conseguia usar tudo. Posso dizer que estou disciplinada! Tenho uma amiga que mora da Flórida e manda os produtos. Pra comprar aqui realmente não dá...
Silvinha BH, o shampoo da grandha é liberado, o leave-in piment tem amodimethicone. O condicionador e as máscaras possuem óleo mineral.
Eu colocaria em sua lista a linha Semi Di Lino Color Protection da Alfaparf, para proteção da cor e suavidade e maciez. Ela possui Extrato de linhaça que é um é um ácido graxo altamente concentrado em Ômega 3 e apresenta maior concentração de ômega-3 que age como um poderoso antioxidante, fortalecendo e fechando as cutículas. Isso faz que o fio permaneça hidratado, forte e brilhante por mais tempo. Além da tecnologia antidesbotamento Color Block+.
Muio bom mesmo.
O cabelo cacheado não dá trabalho para ser cuidado e ficar bonito, mas exige disciplina. Parabéns.
http://manualdoscachos.blogspot.com.br
nossa seu cabelo ficou lindo eu gostaria de saber mais sobre o cronograma capilar brasileiro!
Esse cronograma textura,dicip disci, força,. São hidratação, nutrição e reconstrução? Bjsss 😍😍😘😘😘😘
Postar um comentário