quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Enriquecendo hidratações com óleos vegetais


Continuando os posts sobre óleos, vou comentar aqui um segredinho básico que está sendo compartilhado em vários fóruns!
Venho usando esse método faz exatamente 1 ano e no meu tipo de cabelo é um verdadeiro milagre.
Algumas meninas comentam que em cabelos grossos não viram grandes mudanças, já em cabelos finos e médios essa turbinada na hidratação garante a recuperação dos fios em muito menos tempo.

A dica é muito simples: adicione 1 ou 2 colheres de sopa de óleo vegetal puro na sua máscara de hidratação. Mas atenção: separe a quantidade de máscara que você usa em um recipiente, adicione o óleo, misture bem e passe nos fios como de costume.
A máscara ficará bem líquida, aplique aos pouquinhos enluvando bem.
Também deixo mais tempo que o normal para que o óleo consiga entrar em contato com o fio.
Outra vantagem dessa técnica comparada a umectação, é que normalmente os fios não pensam tanto e nem precisam ser lavados 2x com shampoo para retirar todo o óleo que restou. Normalmente o No Poo que é super delicado já dá conta da limpeza. Em alguns cabelos muito ressecados não é necessário utilizar shampoo após a hidratação.

Esse truque potencializa qualquer hidratação. Sempre que uso a mistura do óleo na máscara a necessidade de hidratação diminui muito. Dica valiosa para o verão que vem chegando.

Os principais óleos para o uso em máscaras são o de amêndoas, girassol, oliva, côco, abacate e o de semente de uva. Os dois últimos são meus preferidos, eu misturo 1 colher de sopa de cada um, completando as 2 colheres necessárias para meu cabelo extra ressecado.

Todos os produtos hidratantes que compramos hoje em dia contém vários óleos e manteigas especiais para ajudar na hidratação, mas se observarmos bem as fórmulas veremos que eles sempre são os últimos ingredientes, indicando que sua quantidade não é tão expressiva quanto os demais ingredientes do produto. Acrescentar o óleo vegetal de boa qualidade na máscara é como se retirássemos a parte mais hidratante da fórmula e passássemos diretamente no cabelo.
Para quem está com o cabelo na UTI, a dica é válida para o condicionador também. Mas nunca acrescente no tubo inteiro, separe um pouco e vá misturando sempre que necessário.

4 comentários:

Daniele disse...

Olá! Adoro o seu blog e as dicas q vc passa, são SHOW! Tenho cabelo cacheado, mas utilizo a tecnica de permanente afro e por isso gostaria de umas dicas de como tratar desse tipo de cabelo.
Obrigada! E abraços!
Daniele

Anônimo disse...

menina, amei a dica... comprei oleo vegetal de abacate e germem de trigo... vou colocar em pratica... isso é ideal para minha fase de transição!! principalmente quando tiro as tranças e meu cabelo precisa de um cuidado maior...

Unknown disse...

Olá meninas!!
Nada mas correto para o cabelo cacheado do que a frase "para cada cabelo uma sentença." Usei o óleo de jojoba... Definiu bastante, brilho discreto, porém meu cabelo embolou todo na parte da nuca. Alguns fios tive que cortar, pois não desembaraçava de jeito nenhum!! Vcs conhecem essa reação? Alguma pista do que pode ter ocorrido?
Bjusssssssss

Dai disse...

Denise, essa reação acontece comigo quando meu cabelo está com alguma química (no meu caso coloração), ele se transforma numa bola e só cortando mesmo.
Acredito q na hr de passar o óleo (ou shampoo ou qqr coisa) ele se enrola um no outro e daí njão tem mais nada q tire.
Infelizmente meu conselho pra vc é cortar. Estava tendo uma queda absurda e nem meus dedos conseguiam desembaraçar os fios, cortei ele bastante e não me arrependi.
Sempre hidrate muito seu cabelo para q isso não aconteça.

Encaracoladas!

:D