domingo, 16 de agosto de 2009

O segredo do vermelho! Cuidados com cabelos vermelhos e ruivos

Como existem pouquíssimas ruivas naturais (apenas 2% da população mundial), a cor virou hit entre quem quer se destacar na multidão. Só que tem lá suas exigências: fica melhor em mulheres de pele clara e pede atenção com a maquiagem para evitar um ar pálido.

Antes de qualquer aplicação de tintura, vale lembrar da importância dos cabelos serem analisados por profissional de coloração habilitado para fornecer todas as sugestões possíveis para que a cabeleira fique bonita com a transformação.

O vermelho sempre esteve em alta. Com o uso mais marcante no final dos anos 80 e início dos 90, o tom passou por mudanças para atender as necessidades de suas clientes e nuances da cor foram criados, dos mais radicais como o cereja e o violeta, aos mais discretos como o vinho.

Atualmente, o que se vê é uma mescla dessas tonalidades que fazem dos cabelos obras de arte e dão à mulher charme e sensualidade.

Mas atenção: os retoques precisam ser quinzenalmente, porque desbotam com facilidade e deixa a cor alaranjada, além das hidratações que em cabelos tingidos são fundamentais para a saúde e beleza dos fios.

A dica, além dos retoques constantes, para manter o cabelo belo hidratá-los sempre após uma coloração, cauterização com queratina uma vez por mês, para que os pigmentos sejam renovados e vibrantes.

Problema: Cor Zero
Os ruivos e acobreados sofrem com a perda da coloração. "Esses fios desbotam porque os pigmentos vermelhos não têm boa fixação e são muito voláteis", diz o hairstylist Edson Risco. Eliminados com as lavagens ou mesmo com o passar do tempo, o cabelo colorido com os tons ruivos logo ficam opacos.

Solução: Banho Tonalizante + Ampolas de Fixação de cor.
Os tonalizantes não têm amônia e quase não agridem a integridade do fio. Assim, combinados com ampolas de fixação de brilho, ajudam a reavivar a cor e a dar brilho.

Problema: Baixa Resistência
Assim como o cabelo vermelho perde pigmentos, junto, ele perde proteínas importantes. Aliado a fatores externos, como os raios solares, poluição, ar-condicionado e mar, o resultado não é dos melhores. Fios fracos, pouco resistentes e sem vida.

Solução: Cauterização
É um dos tratamentos mais procurados nos salões de beleza. Tanta badalação é porque reestrutura e recupera o cabelo profundamente. "Ele é indicado nos casos em que a cutícula está muito sensível e a fibra enfraquecida", fala Edson Risco.

O primeiro passo é lavar o cabelo com um xampu de limpeza profunda para eliminar os resíduos de poluição e finalizadores. Assim, a fibra fica pronta para receber o coquetel de proteínas, aminoácidos e ativos hidratantes que vai agir no cabelo por 15 minutos. Depois, é só enxaguar com água fria e modelar. Recomenda-se fazer a cauterização a frio uma vez por mês.

Para sua coloração vermelha ficar com mais brilho:

Entre uma coloração e outra utilize um tonalizante vermelho que deixe sua coloração preservada.

Reforce a cor da sua coloração vermelha com 2cm de “mix” vermelho, isso intensifica a cor.

Para manter a cor iluminada, use xampus para ruivas, como o Radiant Red, John Frieda.

Outro truque: misture um pingo da tintura (você precisa saber qual a marca e o número para não manchar) ao seu xampu, dilua na água e lave uma vez por semana.

Dicas:

1. Lave o mínimo possível
Isso significa duas vezes por semana, a não ser que ele seja oleoso ou fino. Nesse caso, o indicado é lavar em dias alternados, e nunca com água quente. Outra opção é limpar as raízes com um xampu a seco, que higieniza os fios e acaba com o excesso de oleosidade sem usar água.

2. Evite xampus de limpeza profunda
A maioria dos tratamentos anticaspa é compatível com as tinturas, mas significa a morte do vermelho, já que acelera o processo de desbotamento.

3. Faça o retoque
Depois de duas semanas, aplique a tinta novamente. Isso manterá a cor viva e brilhante durante todo o mês.

4. Proteja os fios
Os vermelhos oxidam mais rápido que o de outras cores. Se você for passar muito tempo fora de casa, use produtos que contenham protetor solar, um chapéu ou lenço para se proteger.

Fonte: Guiame , Terra, Nova

14 comentários:

Adriana Rodrigues disse...

Que cachos liiiiiiiiiiindos! Manter meu ruivo natural após o ar da (des)graça dos branquinhos é difícil, mas vale a pena. Que bomq ue alguém lembrou dos fios ruivos, pois neste país só os fios louros e escuros fazem a festa da mulherada...

Saberia indicar umas máscaras hidratantes para fios secos e cacheados (Lancome, Kerastase, Matrix...) pois quero muito comprar um bem boa e adoraria uma dica sua.
VALEU!! BJS.

Dai disse...

Adriana, com meu loiro eu descobri que ampolas são uma verdadeira benção. Indico a Azul da Alfaparf, a Power Dose da Loreal (tem a de coloridos tb) e todas da Kérastase. Tem da Bonacure também. Já escutei falar de uma chantili q é muito boa também (e mais barata).
Máscaras boas pra hidratação: Masquintense, Hydrathérapie, Relaxima. Amend também tem produtos bons.

Anônimo disse...

tenho dificuldade em manter um ruivo bonito
uso magirel loreal, teria uma opção de vermelho com fixação superior?

e para reflexo negativo masculino, tenho problemas com desbotamento para avermelhado quando faço negativo em um cabelo com mais ou menos 70% brancos uso cor 4 , mas esta desbotando muito rápido , qual seria a dica

Aparecida disse...

tenho tido problemas de desbotamento com ruivo , uso vermelho loreal, teria uma opção melhor.

e quanto ao reflexo negativo masculino ,na base 4 , cabeleira com 70% branco,uso castanho mas desbota muito rapido, ficando meio avermelhado

Dai disse...

Aparecida, o ideal é contactar um colorista para q ele lhe dê o procedimento correto. O que posso te ajudar é: use produtos específicos para cabelo tingido. Se puder usar shampoos sem sulfato vai notar uma grande melhora no desbotamento.
Sempre após pintar use o chamado LOCK (tem da Lanza e da AlfaParf), ele sela as cutículas.

micaele disse...

Nossa adoreii as dicas eu pintoOo meu cabelo de vermelho teem um ano e quasee pintei da cor dele natural esses dias não aguentoOo maiis desbota muitoOo mais vou praticar essas dicas pra ver como fica

Anônimo disse...

fico muito feliz em saber essas dicas

Anônimo disse...

nossa adorei a dica tenho uma cliente que usa vermelho ai ela me deixa maluquinha vou usar essas dicas bjs

Rebeka Costa disse...

Achei, essa ajuda muito perfeita. Trabalho com cosmeticos e sempre gosto de auto ajuda, essa foi a melhor.

Rebeka Costa disse...

Amei o que vim busca tirei minhas duvidas

Ana Paula disse...

Amei as dicas !!!!!
Usei meu cabelo vermelho durante 1 ano + ai troquei e coloquei preto fui vencida pelo cansaço pois meu marido insistiu para q voltasse para o vermelho e agora estou tentando chegar ao vermelho desejado!!!!

Angel disse...

Olá, adorei o post!
Fiquei em dúvida a respeito do truque com o xampu: coloco um pindo da tinutra no xampu NOVO, então eu diluo em qual proporção? obrigada

Marcia Reggiani disse...

Ei, como não uso xampoo queria saber se posso misturar em um pouco de condicionador ou hidratante?

e o como seria: "Reforce a cor da sua coloração vermelha com 2cm de “mix” vermelho, isso intensifica a cor." ?

Bjim

Receita Genial disse...

Se sua cliente tem cabelos vermelhos e você quer deixá-la feliz, com a cor viva nos fios e os cabelos com brilho e vitalidade, nada melhor do que tomar pequenos cuidados e orientar sua clientela ruiva com dicas rápidas:
1. Retoque a cor a cada 15 dias: existem no mercado milhares de produtos para que a cliente retoque a tintura em casa. Mas o ideal é que um profissional que saiba mexer com tintura manipule o produto no cabelo. Por isso é importante orientar as pessoas sobre a expertise do cabeleireiro e/ ou tinturista: só o profissional sabe a quantidade certa de cada componente a ser usado, e sabe também quanto tempo deixar no cabelo, Oriente sua cliente com cabelos ruivos a voltar ao salão e a fazer a manutenção de cor com alguém capacitado.
Dica Meu Shampoo: prefira tonalizantes à tintura tradicional.
2. Não utilize xampu de limpeza profunda: é fundamental que o cabeleireiro explique para a clientela que tem cabelo tinto o que é e como funcionam os xampus de limpeza profunda. Eles atuam profundamente para eliminar tudo o que está em excesso no fio - o que significa que a tinta também vai embora. Informe à sua cliente que se ela quer manter a cor vermelha por mais tempo, o ideal é que utilize produtos para cabelos tingidos e não os anti-resíduos.
3. Hidrate os fios quinzenalmente: escolha, juntamente com sua cliente, uma linha adequada para hidratar os fios sem desbotar a cor vermelha. No Meu Shampoo existem várias opções de tratamentos que podem ser escolhidas para hidratar as madeixas de suas clientes de 15 em 15 dias - o tempo ideal para nutrir os fios sem alterar a cor, sem mencionar que um cabelo bem hidratado tem maior capacidade de reter a coloração do que um que esteja danificado.
Entre no site www.meushampoo.com.br cadastre-se e ganhei uma amostra da mascara de reparação intensiva (Argan Mask)

Encaracoladas!

:D