quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Comprando no Strawberry

Acabei copiando esse tutorial maravilhoso do 2 Beauty pois a Carla (que fez esse tutorial) retirou ele do ar, como sou leitora assídua do 2 Beauty me lembrei dele e fui por lá pesquisar! Está tudo nos mínimos detalhes, espero que gostem!
A Carla fala sobre o reembolso de taxas mais abaixo, lamento informar como todo brasileiro com seu 'jeitinho' adora passar a perna nos outros e o Strawberry está tendo muito cuidado ao mandar encomendas para o Brasil... já o reembolso - pelo que sei - está sendo averiguado e negado. E faço delas as minhas palavras: ..."Pelo Amor de Deus, se não tem dinheiro não compre!!!!..."
Para quem não conhece ainda o Strawberry, visite essa tentação: http://www.strawberrynet.com
-------------------------------------------------

Oi Meninas,
Toda semana alguém me pergunta como comprar no Strawberry (Não me importo em responder não viu!!! rss..) para facilitar decidi fazer esse post…
Comprar no Strawberry é super fácil, o site está quase todo traduzido, pelo menos as partes chave estão traduzidas, só a descrição dos produtos que não…
Você vai em http://www.strawberrynet.com e procura o produto que deseja, clica em “adicionar ao carrinho”, depois em “Finalizar compra”, Depois em “Proceda para o Caixa”.

Aí você entra com seus dados e endereço e depois clica em “Continuar processo de compra” aí entra com os dados do cartão de crédito Internacional* e finaliza. Na página final aparece o número do seu pedido, anote-o (mas mesmo assim você receberá um e-mail com o remetente “Order” que lhe enviará o numero do pedido. Com esse número você entra no site e embaixo do desenho do morango você coloca o número para saber o número de rastreio dos correios, o código para rastreio só fica válido no Brasil assim que o produto dá entrada no país.

No site: http://www.correios.com.br/servicos/rastreamento/internacional/d... você coloca o código para rastreio e fica sabendo a situação da sua encomenda.
Na Fatura vem o valor em Dolar e convertido em Real, o site já converte automaticamente, mas para quem quiser um bom conversor: http://www.financeone.com.br/?prv=gadget .

É bom saber que também é cobrado na Fatura um imposto chamado IOF que custa por volta de R$ 5,00 a R$ 10,00 em média…
Agora queria falar seriamente sobre fazer compras Internacionais!
Hoje é muito fácil fazer um perfil no e-bay (parecido com mercado livre), fazer uma conta Paypal (só pra constar eu não tenho uma.. rss) e muito mais fácil ainda fazer um Cartão Internacional*. Só que antes de sair aloprando e gastando o que tem e o que não tem é bom saber primeiro algumas coisas sobre a nossa Receita Federal.

Como podem notar na maioria dos posts de compra internacional sempre surge a pergunta “Foi taxada???”
Pois bem, para quem está começando agora e ainda não sabe, TODA compra feita fora do país tem que pagar imposto de 60% do valor declarado. Hora existe, hora não existe a regrinha que compras abaixo de $ 50,00 não é taxada. Existindo ou não, a gente nota que em compras de valor alto a maioria das vezes a pessoa é taxada. Então fica a dica, principalmente no Strawberry que NÃO COBRA FRETE evite fazer compras grandes para não ser taxado. Faça em doses homeopáticas e calcule “a possível taxa” para saber se mesmo com a taxa ainda é mais vantagem comprar lá ou aqui no Brasil.
Outra coisa séria é o REEMBOLSO ou dispute (no caso de compras com Paypal).
O que vou falar é a minha opinião e quem não gostar, só lamento! Clique Alt + F4.
O Strawberry faz o reembolso da taxa que a Receita Federal cobra, acho esse reembolso abusivo da parte de quem o pede! O site não tem obrigação de fazer esse reembolso, se você mora num país que taxa ou deveria taxar TUDO que entra você deveria ter plena conciência de que vai ter que pagar a taxa e já calcular a possível taxa.
Compras não taxadas deveriam ser comemoradas e não achar que não foi mais do que a obrigação, por que infelizmente são as regras do nosso país.
Se a ALCA (Area de Livre Comercio das Americas) saísse do papel isso mudaria, mas como tudo anda a passos lentos, não creio que um dia isso aconteça.
Digamos um produto que custe R$ 70,00 e foi taxado em 60% o valor de taxa é de R$ 42,00. Olha o Prejuízo que eles levam a cada vez que pedem o reembolso, sinceramente vender para o Brasil não é lucro algum, temos visto alguns sites querendo abandonar o Brasil justamente por causa disso.
A thebodyneeds.com por exemplo, já pediram pra Cherryl declarar que era presente, pediram reembolso. Pelo Amor de Deus, se não tem dinheiro não compre!!!!
Até regrinha ela colocou para as compras feitas por Brasileiras, não teria acontecido se quem compra não olhasse só para o próprio umbigo!
Outra coisa ao qual não estou 100% a par é o dispute que pelo que soube existe para que você cancele o pagamento no caso do não recebimento do produto negociado, certo? (me corrijam se estiver errada).
Mas temos que lembrar que o Brasil vive uma puta crise que ainda não acabou. A Receita Federal ainda não normalizou totalmente e os Correios estão de pernas para o ar, nem o 0800 funciona. Se postar algo declare um valor 5 a 10 mais caro. Fazer o seguro custa 1% do valor declarado, quase nada, que te dá total segurança no caso de perda ou extravio!
Não é raro a pessoa se descabelar e entrar com dispute e logo depois o produto chegar, advinha que levou o prejuízo? Hoje não existe um tempo previsto para entrega como existia antes, está tudo muito confuso. Muitos vendedores do e-bay justamente por esses acontecimentos já não vendem mais para o Brasil.
Juntem todas as comunidades que falam sobre compras de Cosméticos Internacionais e só calcule que um décimo dos participantes compre fora, agora imagina metade desse um décimo pedindo reembolso?
A partir do momento que o produto está em solo Brasileiro a responsabilidade por ele é do Brasil, não acho justo penalizar o vendedor nem o site que fez a venda, ninguém quer ficar no prejuízo e nem deve. Só acho que deveriam procurar primeiro saber as regras para esse tipo de compra e depois saber a quem recorrer no caso de o produto não chegar, e não sujar mais ainda a nossa relação com outros países.
Eu sei que o post ficou grande, mas é para um bem comum.
Antes de comprar eu analiso o valor, e reflito o seguinte, se o produto não chegar, for extraviado, perdido ou retido, quanto estarei perdendo??? Se o valor da perda for alto prefiro não comprar, é melhor inteirar a diferença e comprar por aqui mesmo…
Antes de comprar fora do Brasil coloque a mão na consciência e reflita!
Beijocas…
* Para quem não tem cartão Internacional: http://www.flickr.com/photos/carla_make_up/2203656169/
Fonte: 2Beauty

18 comentários:

Blog Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde.
bjs

aguardo sua visita :)

Blog Dri Viaro disse...

Oi, passei pra conhecer seu blog, e desejar boa tarde.
bjs

aguardo sua visita :)

Anastacia disse...

O valor que vc se refere, para ser taxado, é de 50 dólares ou 50 reais? Se for em Real, realmente, não vale a pena comprar lá fora...

Dai disse...

Oi! A taxa é 50 dólares, já com o frete embutido.

Polie disse...

Eles adicionam um valor na compra final. O que era anunciado como 45 dólares sai, na realidade, por 57. É um "valor pra devolução de imposto", se não fosse por isso, eu podia comprar sem ser taxada, já que o valor é inferior a 50 dólares, ao menos no meu caso. Se eu não sou taxada, mesmo com o preço acima de U$50, esse valor fica com eles? Espertinhos, também. Concordo com o lance do jeitinho, mas quem é honesto e quer comprar certo também não se dá bem.

Carol, RJ - Brasil disse...

Gente, entendo que vcs querem que o Morangão continue vendendo para o Brasil, mas argumentar que não devemos pedir reembolso da taxa é demais! O risco do negócio é do comerciante, e não do consumidor, se eles estão oferendo reembolso caso seja tributado, não cabe a nós corrermos o risco de pagarmos mais caro, e sim eles!
Quer dizer, eles se beneficiam com o "risco" da gente não ser tributado, e a gente que arrisque nossas poupanças? Isso não existe!
Não se esqueça que o lucro fica com eles, com vc só a conta para pagar...

Dai disse...

O Morango mudou sua forma de trabalhar com o Brasil e estamos pagando mais caro por isso. Eles estão embutindo o preço da taxa nos produtos.
Agora sim eu acho dá de pedir a taxa, mas antes o valor da taxa ficava maior que o valor do produto.

Karla Assis disse...

eu tenho sido reembolsada normalmente da taxa...

Monique disse...

Uma coisa é certa: se tivesse apenas dando prejuízo, há muito tempo teriam abandonado o Brasil! Ou você realmente acha que a parte forte dessa relação é o consumidor? Não seja ingênua.

Anônimo disse...

como que eu serei reembolsada da taxa quando eu compro com cartao de credito? tipo eu compro e mando os papeis pra eles constando que fui taxada, mas eu recebo em casa normalmente ou tenho que ir pegar a encomenda em algum lugar tipo receita, sei la. nunca comprei no morango

Anônimo disse...

Bom dia!Acabei de ler o que foi escrito sobre o Strawberry e me deculpa mas de boa vontade o inferno esta cheio.Alguem acredita que o site reembolsa os clientes taxados pq são bonzinhos? A VA se fazem isso é pq tem pra fazer como foi escrito no comentario principal pense bem pq tipo coitados vão gastar muito dinheiro com reembolso.por favor né?Compro ha muito tempo fui taxada uma vez e fui reembolsada em 300,00 e continuo comprando.E se for taxada novamente faço a mesma coisa pq esta so site que não são obrigados mas fazem mesmo assim.valeu

Unknown disse...

Eu também tenho a mesma dúvida acima. Como é feito o reembolso? Através de depósito em conta?? E como eles cobram essa taxa? É pago no cartão junto com a compra ou pagamos quando recebemos a encomenda? Outra coisa, a entrega é feita em casa ou temos que buscar em algum lugar?

Anônimo disse...

Eu já comprei no morangão, fui taxada e reestituída. O valor é extornado no próprio cartão da compra!

Anônimo disse...

Pessoal eu sempre compro perfumes e minha esposa maquiagens e perfumes tbm, nunca nos cobraram nada a mais do que o valor especificado no site, ou seja, nunca pagamos nenhuma taxa adicional, compramos sempre no valor de r$300,00.
O site é bom só demora uns 20 dias pra chegar mas é confiavel.

Anônimo disse...

concordo! se eles reembolsam é pq estão lucrando, de outra forma já teriam deixado de fazer, além de que os valores já estão embutidos no preço das mercadorias.

Anônimo disse...

eh verdade isso, o valor da taxa já ta embutido na compra, pode ver que um produto que custa 54 dolares, que da 89 reais, esta sendo vendido lá por 113 reais, só voce que não percebe isso, como ja disseram se desse prejuizo, eles não venderiam mais para cá

Unknown disse...

Uma decepção, não recebi o produto, comprei há mais de 1 mês, indiquei a uma amiga que também não recebeu. acho que temos que nos mobilizar e divulgar no maior número de lugares possíveis, twitter, facebook e levarao conhecimento deles que estamos fazendo propaganda negativa, só assim poderemos ter nosso dinheiro de volta. Conto com a ajuda de vocês.

Joyce disse...

Bruna,

Tenha paciência. Compro na Strawberry a anos e nunca deixei de receber. A culpa está aqui no Brasil. Minha última compra levou qse 3 meses pra ser entregue, qdo chegou, eu vi q uma semana após o envio já tinha dado entrada aqui mas ficou todo esse tempo parada por conta da Receita e dos Correios. Se quer reclamar, que seja com os Correios! A Strawberry envia código de rastreamento, entre no site dos Correios, preencha o formulário e aguarde e já desejo boa sorte, pq abri uma reclamação junto aos Correios sobre atraso de entrega de um produto que enviei de SP pro RJ, e além do atraso de qse 1 mês pra entregarem, eles levaram outro 1 mês pra me responderem. Onde será q está o problema?

Pessoal: Se vocês não tem paciência, não comprem no exterior!

Bjos

Encaracoladas!

:D