quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Ciclometicone - Cyclomethicone

Cyclomethicone ou ciclometicone é o nome de INCI (nomenclatura internacional para ingredientes cosméticos) para uma categoria de silicones usados em muitos produtos de uso pessoal.

Cyclopentsiloxane, o cyclotetrasiloxane e o cyclohexasiloxane são igualmente designações para a mesma classe de moléculas. Contrariamente aos silicones lineares tais como o dimethicone, estas moléculas têm um ciclo, ou seja, uma arquitetura em forma de anel compreendida entre quatro a seis unidades de repetição do grupo dialkyl do siloxane. Estas são moléculas muito menores do que os silicones, tais como o siloxane do polydimethyl (dimethicone) que pode ter centenas de milhares de unidades de repetição do siloxane.

Os silicones cíclicos (ou os siloxanes) são usados freqüentemente como solventes para a fragrância e óleos essenciais, e igualmente como líquidos de portador para silicones de maior peso molecular tais como o dimethicone e o dimethiconol.

Cyclomethicones são favorecidos igualmente porque espalham facilmente no cabelo e na pele, e a lubrificação que fornecem não é gordurosa. Por causa de sua baixa pressão para formação de vapor, evaporam facilmente do cabelo ou da pele na temperatura ambiente, e por isso não são conseqüentemente acumulados como um resíduo oleoso. Por este motivo, são usados às vezes como um aditivo nos produtos tais como pulverizadores e adicionados em condicionadores para ajudar a no tempo de secagem. Um outro benefício de sua baixa pressão é que ele fornece um veículo para que os ingredientes desejados penetrem na pele ou cabelo. O silicone cíclico é muito grande penetrar tanto na pele como no cabelo, mas é pequeno o bastante para dissolver o ingrediente benéfico que será depositado na superfície do cabelo, e evaporará então, deixando para atrás do ingrediente benéfico.

Os silicones cíclicos podem aparecer em etiquetas por diversos nomes diferentes, como:

cyclotetrasiloxane (podem ser um único silicone cíclico ou uma mistura de dois ou mais) Cyclopentasiloxane, Cyclotetrasiloxane, Cyclohexasiloxane Octamethyl,

Consumidores que tem cabelos cacheados são desfavoráveis ao uso de produtos que contenham cyclopentasiloxane em particular, devido ao acúmulo na superfície do fio. Entretanto, isto parece improvável devido as propriedades químicas e físicas destas moléculas.

Eu acredito (Tonya, Química e colunista do site Naturaly Curly) que a evaporação dos silicones cíclicos pode é criar uma camada de textura áspera e desagradável na superfície do cabelo da mesma forma que a evaporação do álcool cria. O pH suavemente ácido de um shampoo ou de um condicionador ajudará a restaurar a superfície, selando a cutícula e desse modo melhorando a textura e o brilho do cabelo.

Fonte: Naturally Curly

4 comentários:

Maria Angélica disse...

Excelente a matéria Dai!
Comprei um condicionador Smooth Down dos EUA acreditando na composição que constava no site de lá e quando chegou vi que contpém Cyclomethicone. E o resultado no cabelo foi exatamente esse descrito: o cabelo secou mais rápido porém ficou com aspecto ligeiramente ressecado e frisado.
Beijos!

Anônimo disse...

Muito obrigado pela explicação!!
Ficou muito claro que o silicone é péssimo para o cabelo.
Abraço!

Unknown disse...

Excelente matéria, estão de parabéns!!
Mas sem querer ser chato mas já sendo, queria fazer apenas uma pequena correção: Os silicones cíclicos são os ciclossiloxanos e os siloxanos também possuem ligações entre sílicio,carbono e oxigênio, porém de cadeias abertas.

Abraço

Solara. disse...

E o que auer dizer isto?

Encaracoladas!

:D