segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Naneeeeeeee, me ajuda! Alternativas acessíveis à produtos importados: Hidratação


-->
Naneeeeeeee, me ajuda!
Alternativas acessíveis à produtos importados: Hidratação
Bom dia encaracoladas! 
Sabe aquela máscara hidratante maravilhosa, importada? Pois é...  a grana está curta, o dólar não pára de subir, aquela amiga muambeira não vai mais viajar e vc pensa: como vou fazer sem aquela máscara? 
Vire e mexe no Forum Encaracoladas eu recebo pedidos de dicas de produtos mais baratos, liberados para no-poo. Neste post iremos analisar um pouquinho a composição de um produto super legal (mas importado) e com base nessas informações,  tentar encontrar uma alternativa nacional, mais baratinha. E para isso, vale até dar uma incrementada na composição adicionando algum ativo (ou aditivo) cosmético. Vamos lá?
A máscara de referência:  máscara de hidratação, liberada para no-poo e queridinha das encaracoladas: 
Matrix Biolage Hydrathérapie Acqua Immersion (importada, preço médio de 30 dólares, comprando diretamente nos EUA; no Brasil, pode chegar à 150 reais em lojas especializadas). 

Aqua (Water/EAU), Cetearyl Alcohol, Helianthus Annuus Seed Oil/Sunflower Seed Oil, Behentrimonium Chloride, Cetyl Esters, Stearamidopropyl Dimethylamide, Glycerin, Quaternium-87, Phenoxyethanol, Caprylyl Glycol, Isopropyl Alcohol, Pafum/Fragrance, Candelilla Cera/Candelilla Wax, Hydroxyethylcellulose, Propylene Glycol, Benzoic Acid, Citric Acid, Aloe Barbadensis Leaf Juice, Limonene, Hexyl Cinnamal, Coumarin, Linalool, Butylphenyl Methylpropional, Benzyl Alcohol, Hydroxycitronellal, Amyl Cinnamal, Sodium Hydroxide
O que podemos perceber, à partir da composição e que servirá para procurarmos alternativas mais baratas, é que a Acqua tem bastante óleo, que aparece bem no início da composição - e que ajuda à manter a hidratação no fio-, bastante glicerina, que é umectante e aloe vera, que é um verdadeiro "nectar da hidratação" para cabelos cacheados. 
A Acqua ainda tem outros pontos à considerar:  ela tem uma consistência super boa, que ajuda na hora de distribuir bem o produto por todo o fio (infelizmente as máscaras nacionais são beeeeem aguadas) e tem hydroxyethylcellulose, que ajuda à fazer um "filme do bem" ao redor do fio, que também vai ajudar à manter a hidratação.
Então basicamente, o que devemos procurar numa máscara nacional, como alternativa à Acqua?:
1. Composição liberada para no-poo, ou seja, livre de silicones, óleo mineral, parafina liquida, etc.
2. Uma composição leve (sem proteínas), com a presença de um óleo (de preferência um óleo leve), ao menos um umectante (mel, agave, pantenol, glicerina vegetal, etc.)  e um extrato vegetal hidratante.

Exemplo 1:


Máscara Surya- Morango e Buriti  (preço médio de $ 12 reais)
Aqua (Água), Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Methosulfate, Cetrimonium Chloride, Orbignya Oleifera Oil (Óleo de Babaçu), Glycerin (Glicerina Vegetal), Parfum, Mauritia Flexuosa Fruit Oil (Óleo de Buriti), Fragaria Vesca Extract (Extrato de Morango), Mentha Piperita Oil (Óleo Essencial de Hortelã Pimenta / Menta), Hydroxypropyl Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, CI 16035, Methylchloroisothiazolinone (e) Methylisothiazolinone.
Essa máscara da Surya tem uma dessas composições que podemos usar como alternativa à Acqua. Apesar da consistência "aguadinha"(novamente, minha reclamação das máscaras nacionais) a composição é bem interessante! Tem todos os itens que procuramos.
Exemplo 2:

Máscara Definidora de cachos- Ecologie Raizes  (preço médio de $ 18 reais)
Aqua (Água), Cetearyl Alcohol, Behentrimonium Chloride, Glycerin,  Hydroxypropylstarchphosphate, Ceteareth-20, Dycaprylyl carbonate, Hydroxypropyltrimonium honey, Stearamidopropyl dimethylamine, Astrocaryum murumuru seed butter, Parfum (Hexyl Cinnamal), Polyquaterbium-10, Lactid acid, Hydroxypropyl Guar Hydroxypropyltrimonium Chloride, Panthenol, Dossodium EDTA, Methylchloroisothiazolinone/ Phenethyl alcohol/ PPG-Methyl ether, Lentinus edodes (Shiitake) extract/ Glucose/ Panax Ginseng root extract, Tocopheryl acetate, Benzophenone-4, CI 60730, CI 16255.
Esta máscara da Raizes é bem razoavel, apesar da consistência (também aguada) e da pouquíssima quantidade de extratos (que aparecem beeeeeeeeeeeeeeem no finalzinho da composição), ela também tem todos os itens que procuramos. Fora isso, ela possui um derivado do mel que tem ação antiestática (Hydroxypropyltrimonium honey), que pode ser interessante em climas muito secos. 
Então. como transformar uma máscara basiquinha em uma máscara quase tão boa quanto à Acqua?  Vamos à alquimia: 
Separem a quantidade de máscara que forem usar naquele momento, num potinho à parte para fazer as misturas. Nunca, nunca, adicionem produtos diretamente na embalagem do produto, ok?  Para ajudar, vamos considerar 1 e 1/2  (um colher  e meia) de sopa de máscara, onde poderemos adicionar: 
  • 1  colher de chá de óleo vegetal leve: óleo de coco, de amêndoas, de semente de uva, de macadâmia, etc. 
  • 1 colher de chá de um umectante: mel, néctar de agave (parece um mel e é vendido em casas de produtos naturais).
Se forem usar glicerina vegetal, sorbitol ou pantenol, considerar apenas 1/2 colher de café para 1e 1/2 colher de sopa de máscara. Para o pantenol puro, diluir essa 1/2 colher de café com algumas gotas de água quente. Neste caso, espere esfriar a solução para usar. 
  • 1 colher de chá de extrato vegetal hidratante: extrato glicólico de aloe vera, polpa de aloe vera (para quem tem a planta, também conhecida como babosa), extrato de calêndula, extrato glicólico de aveia, extrato de papaya, água de coco, etc.
Não é preciso adicionar todos os três grupos de ingredientes (óleo vegetal, umectante e extrato vegetal), mas ao menos 2 deles, para potencializar o efeito hidratante de qualquer máscara básica, com as características que falamos acima. Essas quantidades podem ser um pouco maiores ou um pouco menores, conforme o tipo de cabelo. Meu cabelo é extremamente seco e bem crespo, então capricho sempre nos óleos e umectantes; nas minhas misturas, chego à adicionar até 2 colheres de chá de óleo. 
As duas máscaras que citamos, da Surya e da Ecologie, foram apenas exemplos. Há outras máscaras que podem ser usadas dessa forma, como alternativa à um produto importado. Às vezes, uma máscara com uma composição basiquinha e liberada, pode ter um efeito muito superior, quando "turbinada"com algum aditivo. Por isso, de olho na composição!

Nane







8 comentários:

Eliane Sérafim disse...

Dicas maravilhosas Nane, a gente agradece!!!!!!!!!!
Parabéns pelo post, está excelente! :)

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Nane, fiquei com uma dúvida, aqueles produtos complementares, que você citou no final da materia são para enriquecer apenas a mascara Raizes, ou serve para as duas máscaras. Vou além, serve para enriquecer qualquer outra mascara?

Beijos e parabens pela postagem. Você é craque!

Guenda disse...

Dicas preciosíssimas, já testei e amei!
Usei as dicas para turbinar a máscara de banana, também da ecologie raízes. Adorei o resultado e consegui um excelente day after, coisa rara. Queria saber se essas máscaras da ecologie raízes são todas da etapa hidratação e liberadas para no poo. Obrigada! Um grande beijo.

Nane (Regiane Leão), SP, Brasil disse...

Rô, os produtos complementares valem para TODA e qualquer máscara com composição liberada e semelhante às analisadas na matéria, ou seja, qualquer máscara que seja básica, para hidratação, sem silicones, parafina, óleo mineral, etc., pode ser incrementada com esses complementos (óleo/ umectantes/ extratos).

Nane (Regiane Leão), SP, Brasil disse...

Guenda, nem todas as máscaras da Ecologie são liberadas. Algumas máscaras possuem o mesmo nome, mas com a embalagem diferente, o que pode causar confusão. As máscaras da Ecologie Raizes com esse tipo de embalagem- bem basica, sem imagem- são liberados. Os shampoos não (tem sulfato), mas as máscaras sim: http://www.ecologie.com.br/Pack?packId=294

Elas são todas para hidratação, mebora algumas falem "nutrição", "reparação". A quantidade de óleo e elementos reparadores dessas máscaras é muito pequena, apesar do nome. São basicamente máscaras de hidratação com um pouco mais de óleo vegetal. Se teu cabelo gostou da máscara de banana, pode usar todas, são bem parecidas.

Unknown disse...

Oi, vc pode me dizer se classifiquei certo os seguintes profutos:

NUTRIÇÃO:
Deva Heavin in Hair
Loreal Curl Contour

RECONSTRUÇÃO:
Loreal Absolut Repair
Elsève Reparação Total 5 Química
Moroccanoil Restorative Hair Mask
Ouidad Deep Treatment

HIDRATAÇÃO:
Matrix Biolage Hydrathérapie Acqua Immersion;
Aubrey Organics Honeysuckle Rose Moisturizing Conditioner
Jessicurl Deep Conditioning Treatment
Elsève Hydra - Max Colágeno
Aussie 3 Minute Miracle Moist Deep Conditioning

Gleyce liric disse...

Gente eu sou fã de vocês e amo a Nane. Que bom que ela vai ficar aqui nos ajudando. Nane amei as dicas.to precisando comprar uma máscara e pensava em comprar da surya e você salvou meus cabelinhos com esse up.
beijos e até mais.

Anônimo disse...

Adoro as recomendações. Tô morando em São Paulo mas sou estrangeira então é fácil sentir sobrecarregada com tanto produtos disponíveis.

Encaracoladas!

:D