quinta-feira, 3 de maio de 2012

História Capilar da Leitora Lucila


Oi, Gente!

Hoje vamos trazer a história da nossa leitora simpaticíssima, a Lucila, um desabafo bem sincero de como era dificil lidar com o próprio cabelo e depois mostrando como ela deu a volta por cima e aprendeu a cuidar dos cachos.

------------

Olá!
Há tempos, eu estava com vontade de mandar um e-mail para o blog para contar um pouco da minha "saga cabelística" (rsrsrs), porque muita coisa mudou depois que conheci a rotina no-poo e as outras dicas para cuidar dos cachos, através do blog e Fórum Encaracoladas .

Passei toda minha infância com um cabelo totalmente indefinido. Minha mãe tem o cabelo parecido com o meu, mas sempre o teve bem curto, então ela não sabia como lidar com uma menininha que teimava em ter o "cabelo ruim" comprido. É que eu ficava triste em ver as outras meninas com cabelos compridos e, várias vezes, me senti mal por ter meu cabelo diferente dos demais.
 
Por muito tempo eu tive o cabelo curto e armado, sem brilho, extremamente seco, sem forma. Para domar os "cabelos rebeldes", minha mãe começou a me levar em várias cabeleireiras para fazer química - nesta época, fazia alisamento mesmo. Além de não ficar liso, meu cabelo ficava mais seco e sem vida do que era.

O tempo foi passando e eu percebi, quando tinha uns 13 anos, que meu cabelo não era "ruim", ele era... cacheado! Por baixo daqueles cabelos penteados várias vezes por dia, lavados com shampoo super sulfatado, sem hidratação nem um creminho para pentear, havia cachinhos! Então, conversei com a minha cabeleireira e expliquei que eu queria deixar o meu cabelo o mais natural possível, ou seja, cacheado.

Ela me explicou que eu teria que deixar toda a química que eu tinha no cabelo sair para poder ver o que seria possível fazer. Nesta época, já haviam alguns poucos produtos específicos para as encaracoladas, mas eu não sabia usá-los! rsrs... Era difícil domar cachos de vários tamanhos e formas (tenho cachos 3A, 3B e 3C) sem saber nada... Então, voltei a fazer química, dessa vez relaxamento, para deixar os cabelos domados.

Das primeiras vezes que fiz a química, tudo bem. O cabelo ficou lindo, apesar de eu ainda não saber cuidar direito. Eu deixava a maior parte do tempo ele preso, molhado e com muito creme para pentear. Mas depois de mais alguns relaxamentos, meu cabelo foi perdendo a forma... e os cachos!  

Em 2010 percebi o quanto meus cabelos estavam diferentes. Eu não conseguia arrumá-los, precisava ficar um tempão amassando para formar os cachos... Enfim, eu estava quase desistindo. As fotos do "antes" (Lucila1 e Lucila2) mostram bem como meu cabelo estava indefinido.

Lucila2 OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Decidi que iria aprender a cuidar do meu cabelo. E que iria usá-lo da maneira mais natural possível. Parei de usar química e comecei a procurar dicas de como cuidar de cabelos cacheados. Foi quando achei o blog e fórum Encaracoladas. Li tudo sobre a rotina no/low-poo e as dicas de cuidados.

Ano passado cortei o cabelo, para tirar mais um pouco do que ainda tinha química. Comecei a rotina low-poo, aos poucos estou deixando de usar os produtos com sulfato e silicones. Minha rotina hoje é assim:

- Lavo os cabelos com Higienizador Deva LowPoo (ou outro shampoo sem sulfato) e depois aplico Deva OneCondition (ou o creme Yamasterol branco), sem retirar tudo do cabelo.
- Com o cabelo ainda molhado, aplico gel de linhaça com a técnica da reza (ambos aprendi no Encaracoladas!).
- Seco amassando de baixo para cima com uma toalha de microfibra.
- Depois de seco, dou mais uma amassada/sacodida para soltar os cachos.
- De vez em quando aplico o  óleo de Argan da Alta Moda É, da Alfaparf, para finalizar.
- Faço uma hidratação uma vez por semana, alternando entre: hidratação com amido de milho (também aprendi no Encaracoladas!) + Yamasterol + Óleo de Coco, ou Power Repair da L'Oreal.
- Faço reconstrução uma vez por mês com a máscara Amend Anti-Age.
Foi essa rotina que fiz nas duas últimas fotos (Lucila3 e Lucila4). 

Lucila3 Lucila4

Hoje estou muito feliz com meus cabelos e recebo muitos elogios, o que nunca havia acontecido! Devo muito disso ao blog e ao fórum Encaracoladas. Muito obrigada!

Beijos,

Lucila

36 comentários:

Cakes Hill disse...

NOSSA COMO MELHOROU 100%!


Visite: www.spraydebeleza.blogspot.com.br

L. G. Alves disse...

Eu quero também! Estou começando a cuidar melhor do meu cabelo (sempre usei química nele para relaxar e alisar e também pintei). Tantas dicas! Não entendi nada sobre técnica da reza. O que será isso, meu Deus?! Seu cabelo ficou LINDO. Parabéns. Esforço está valendo a pena.

Amanda P disse...

Vc ficou muito linda cacheada, até o rosto mudou! e além de tudo vc é uma fofa.

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Senhorita L

Editei o texto e clicando na frase técnica da reza, você será direcionada ao link da postagem, explicando como fazer.

Dá uma olhadinha, se vc tiver alguma dúvida, escreve aqui, que volto pra explicar.

Bjos

Denair Silva disse...

Melhorou 100% mesmo! Seu cabelo está lindo, sem dúvidas!
Sei que o assunto aqui é cabelo, mas reparei que suas olheiras também diminuiram de forma bem gritante das fotos antigas para as recentes. O que você fez pra elas desaparecerem? Abraços

Candy disse...

Seu cabelo ficou lindo e serviu de inspiração para mim, pois temos praticamente a mesma história e cabelos muito parecidos! Começo amanhã minha nova fase, e espero conseguir os mesmos resultados que você. Parabéns!

Unknown disse...

Obrigada pelos elogios!

Candy e Senhorita L, fico feliz em ser uma inspiração para vocês! Eu sugiro que, além do blog, vocês acompanhem também o fórum Encaracoladas. Lá tem muitas dicas e pessoas legais, que podem ajudar, tirar dúvidas,etc. Amanda é uma delas!

Denair, minhas olheiras tiveram uma solução bem simples: maquiagem!

Fernanda Sabia disse...

Linda, linda, linda!!!

AW em Cena disse...

Amiga! Adorei o post e, como sempre disse, você é linda! Grande beijo!

Lucila disse...

Obrigada, Fezoka e Deya!

Anônimo disse...

Ficou mara !!! Nada como o conhecimento :)
Sentir aquele desespero na hora em vai sair de casa porque não sabe como "domar" o cabelo ninguém merece,rs.

Juliana Jesuino disse...

Também tive uma história um pouco parecida com a sua na infância. Minha mãe sempre cortava meu cabelo bem curtinho, igual ao dela. Era louca para ter o cabelo comprido. Quando mocinha fazia relaxamento para diminuir o volume. Minha mãe até tentava cuidar dos meus cachos: colocava babosa, óleo de coco. Hoje vejo essas técnicas nos blogs de cacheadas. Aprendi muito com esse blog e com as dicas da minha querida irmã Rosana. Hoje sou feliz com meu cabelo e recebo muitos elogios.

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Candy, conte com nosso apoio e incentivo para sua nova fase!

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Ju, é verdade, a mamãe adorava usar essas coisas naturebas em nossos cabelos, a gente achava nojento, para mim, pareciam castigos, mas ela estava certa, até óleo de coco ela fazia.

Bjao

Lucila disse...

Minha mãe também tentava, passava babosa, abacate, ovo... Para mim também parecia castigo!
Hoje vejo que ela fez de tudo para ajudar!

L. G. Alves disse...

Obrigada, Rosana! Estou ainda leiga em assuntos sobre cabelo. Quero cuidar do meu da melhor forma possível. bjos

Anônimo disse...

Muito legal esse depoimento,adorei!

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog, Rosana! conheci há pouco tempo, por meio de uma amiga, e me identifiquei totalmente com sua história. Sentia falta de um blog voltado pra esse assnto. Eu e minha irmã gêmea sofremos muito com nosso cabelo (que eu chamava de "ruim"), pois minha mãe tinha cabelo superliso, não tinha a menor idéia de como lidar com cachos (que eu nem sabia que tinha, porque penteava ele seco), além de não ter a opção de produtos que existem hoje em dia. Ainda sofro um pouco, pois ele teima em ficar com frizz, e não encontro um cabelereiro aqui em Recife que corte bem cabelo cacheado (se alguém tiver alguma dica, agradeço). Mas com as dicas do blog vou tentar melhorar. Só uma dúvida: o que são cachos 3A, 3B e 3C? tem alguma diferença no cuidado/modelagem? Cynthia

Loira Cacheada disse...

Parabéns! Fui experimentar o oleo de coco!

bjs
Ludmila

Estamos com sorteio no Blog!
http://www.loiracacheada.com/

Candy disse...

Meninas, só passando para dizer que passei por uma revolução desde o post da Lucila. Fiz a hidratação com Maizena, o Gel de linhaça, e desde sábado meu cabelo só tem me dado alegrias. Cortei o cabelo bem curtinho recentemente, justamente pra tirar toda quimica, aparência ruim que estava, e até sexta passada, eu não tinha conseguido dar um jeito nele. Esta semana já recebi 2 elogios e não estou sofrendo com ele mais de manhã! Aos poucos estou me atualizando no forum e buscando mais dicas. Agora só durmo com o lenço de seda amarrado na cabeça..e isto tem me ajudado muuito!!! Muito feliz por ter conhecido vocês!

Anônimo disse...

Gente como ficou linda!!!

Lucila disse...

Nossa, Candy, vc nem imagina como fico feliz em saber disso! Parabéns! E continue em frente, vc colherá muitos frutos!

Continue lendo as dicas do blog e apareça também no Fórum Encaracoladas. Lá tem muita gente legal, e muitas outras informações! Bjs!

Lucila disse...

Obrigada, Jenifer!

Lucila disse...

Obrigada, Ludmila!

Experimente também o óleo de rícino para o couro cabeludo, é ótimo!!!

Anônimo disse...

Nossa me identifiquei super com a parte de "usava cabelo preso,cheio de creme e molhado" hoje soa como "heresia" aos meus cachinhos mas eu fazia exatamente como ela...Graças ao DEVA eu tenho cachos lindos...claro que outros produtos vieram depois que conheci o blog e o forum (principalmente os da Ouidade,meus queridinhos numero 2) mas COMPRAS DEVA, COMEÇAR A USAR E VER QUE O CABELO FICA LINDO...FAZ TODA DIFERENÇA... você passa a acreditar que o seu cabelo cacheado pode ser lindo e saudável!! Meu mais sincero agradecimento a DEVA CURL.

Elaine Braga Niterói/RJ

Juh Avila disse...

Entrei nesse blog por acaso, dei de cara com esse caso de sucesso e jah adicionei em favoritos, pq pretendo estudar timtim por timtim tudo que preciso saber para abandonar de vez elásticos e chapinhas!

brilhodecabelo disse...

Oi Lucila,

ficou muitooo bom o seu cabelo!!

Tem um defrizante de d'pantenol e um creme verde (nutri-reparação) bom que uma amiga usa para dar forma nos cabelos, é da marca Marie SOLTI, já ouviu falar? Os produtos são bons e não são caros, pela qualidade que possuem.

abraços

Fernanda disse...

Oi Gente, eu também vou começar minha etapa com Deva, assim que chegar os produtos, estou ansiosa, será que vou fica bem cacheada? rsrsrs, tanto tempo sendo lisa (por livre e espontânea força de formol), rsrsrs, espero me adaptar e ficar bem de cabelos cacheados novamente.
Este site é muito legal, estou adorando todas as dicas.
A Rosana é muito atenciosa! Valeu mesmo.
Abraços...

Fernanda disse...

Oi gente gostaria de saber se alguém aqui já comprou no cazza hair? comprei meus produtos lá e estou com medo de não chegar, e o preço é bem mais barato, pq será? será que não é de confiança? ai estou com medo e agora?

Podem me ajudar?

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Fernanda, a Cazza Hair é uma loja confiavel sim, fique tranquila

Fernanda disse...

Ai que bom saber, mas será pq que é bem mais barato?

Mel Nunes disse...

gente que legal!! amei..
jsejamos felizes com o que temos!!! =)

Kefinha disse...

Nao aconselho ninguem compra no cazza hair tive problemas serissimos na entrega. Comprei e nunca recebi. Fica a dica.

Marcela Menezes disse...

Fiquei com uma dúvida: no início do tratamento com DEVA, é melhor usar o low poo e, aos poucos, ir para o no poo? Ou posso começar direto com o no poo? Tb estou há 7 meses sem o uso da química(fazia alisamento com amônia), e comecei ontem o meu tratamento. Só que meu cabelo ficou um pouco estranho, especialmente na raiz, que está encaracolada, e ficou mais áspera e bagunçada... O que será que devo fazer para melhorar? Abraços!

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Marcela,

A escolha entre Low Poo e No Poo vai depender do tipo raiz (oleosa ou não). A raiz oleosa pede Low Poo. O fato da sua raiz ter ficado mais encaracolada com o uso de um deles é normal, porque os produtos DEVA cacheiam mais o cabelo, principalmente o natural.

Eu particularmente adoro o No Poo, mesmo tendo raiz oleosa, porque ele hidrata muito o cabelo.

Não entendi muito o motivo dele ter ficado bagunçadinho, mas vamos esperar a Dani, especialista em DEVA aparecer por aqui e nos dar uma dica.

Thais disse...

É incrível como essas pessoas que dão depoimento de antes e depois ficam muito melhores com cachos! Também estou nessa fase e adorando voltar a ser cacheada!

Encaracoladas!

:D