segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Dicas Fantásticas para os Cachos!

Achei essa reportagem fantástica! Com algumas diferenças é exatamente esses cuidados que venho tendo com meu cabelo... e colhendo muitos elogios!
Aproveitem!

Marie Claire falou com especialistas e preparou um verdadeiro dossiê com o melhor corte, os cuidados que se deve ter com a coloração, o jeito certo de manipular os fios e os produtos mais eficazes para combater frizz, ressecamento, excesso de volume e falta de definição. Prepare-se para se apaixonar pelos seus caracóis.

Dê um basta aos vilões
Driblar os principais inimigos dos cachos não é tão difícil quanto parece: é preciso tomar alguns cuidados, ter uma pitada de paciência e, claro, bons cosméticos à mão

Frizz
O problema surge por várias causas, de uma simples passada de mão a um pente fora de hora (o atrito com o cabelo seco aumenta a eletricidade estática dos fios, que se repelem por ter cargas positivas). O vento, por si só, é outro vilão que contribui para o arrepiado, que pode se intensificar se o dia estiver úmido e o cabelo ressecado. Isso porque a fibra capilar absorve as micropartículas de água do ar e incha.

• plano de ataque
Manter a hidratação em dia é essencial, assim como aproveitar o banho para desembaraçar os fios com um pente largo - quanto maior o espaço entre os dentes, melhor a definição das ondas. Na hora de secar, nada de esfregar a toalha. 'Isso só arrebenta e eriça o cabelo. Coloque as pontas em um tecido fino ou sobre quatro folhas de papel-toalha e pressione em direção à raiz', ensina o hairstylist Almiro Nunes, diretor educacional da Deva no Brasil, marca de cosméticos especializada em cacheados. Na sequência, aplique um leave-in em forma de creme, que protege contra a umidade e o vento. Para isso, espalhe uma quantidade de produto nas mãos e comece a aplicação pelas pontas. Depois, distribua por todo o comprimento e finalize amassando os fios de baixo para cima. Se ao secar eles insistirem em arrepiar, o jeito é borrifar spray fixador na palma da mão e passá-la suavemente no topo da cabeça.

Ressecamento
A vida toda ele vai assombrar as donas de cabelos cacheados. Afinal, o movimento anelado dificulta a distribuição da oleosidade da raiz para as pontas. Além disso, as cutículas da parte externa do fio são mais estreitas e curtas, e por isso deixam o interior da fibra capilar exposto ao vento, sol, ar condicionado. A situação piora com o calor do secador e da chapinha, que rouba água do cabelo.

• plano de ataque
Quanto menos você lavar a cabeça e usar água quente, melhor. Outro bom hábito é usar xampu e condicionador próprios para cacheados e ressecados. 'Opte pelas versões com manteiga de karité, oliva e cacau, que são emolientes; aloe vera e pantenol, que repõem a hidratação externa e a maciez; lanolina, para restaurar a cutícula; e colágeno, elastina e silicone, que protegem contra os agressores externos', sugere o químico Everton de Freitas, da Biotec Dermocosméticos, em São Paulo. Em contrapartida, fique longe do sal e do álcool, que ressecam, enfraquecem e armam os cachos. A cabeleireira norte-americana Ouidad, uma das maiores experts em cachos, insiste na hidratação. 'Dessa forma, você resolve outros problemas por tabela, como excesso de volume e falta de definição', observa a profissional, que recomenda uma hidratação em casa por semana - com direito a enrolar papel-alumínio nas mechas e enxaguar após cinco minutos - e outra profunda no salão a cada 30 dias. Para não deixar nenhum rastro de ressecamento, o cabeleireiro André de Leone, do salão Studio Prime Hair & Beauty, em São Paulo, sugere cortar as pontas a cada dois meses, em média, e usar produto termoativado antes da escova, chapinha ou babyliss. 'Espalhe o equivalente a uma moeda de 25 centavos no comprimento e nas pontas para o visual não ficar pesado ou com aspecto de sujo', finaliza.

Falta de definição
O cabeleireiro Cesar Augusto, do Mirage Intercoiffure, de Porto Alegre (RS), lista as quatro situações que podem deformar os cachos: 1) falta de corte, que costuma deixar uma parte ondulada e outra esticada; 2) uso errado de produto, tanto do tipo quanto na quantidade; 3) dormir com a cabeça molhada; 4) pentear ou passar a mão no cabelo seco.

• plano de ataque
O primeiro passo é descartar todos os maus hábitos citados acima. Feito isso, você pode lançar mão de dois acessórios: o babyliss de espessura média, para garantir cachos perfeitos e intactos durante toda a noite (para isso, use-o na diagonal e enrole as mechas indo da raiz às pontas), ou o difusor, que deixa as ondas com ar natural e lindas até o fim do dia. 'Para isso, aplique o equivalente a duas laranjas de mousse no comprimento e nas pontas, amasse o cabelo com as mãos e coloque-o dentro do bocal, que deve ficar parado e apontado para cima durante toda a secagem', ensina o cabeleireiro Marco Antônio de Biaggi, do MG Hair Design, em São Paulo. Vale a pena carregar na bolsa um ativador de cachos. Ao contrário do leave-in, ele pode ser usado várias vezes ao dia para fazer pequenos retoques. Basta borrifar no comprimento ou, se for creme, aplicar o equivalente a uma noz na palma da mão e apertar os cachos.

Excesso de volume
Segundo pesquisa encomendada pela Natura, 56% das mulheres consideram esse o maior dos vilões do cabelo. 'O armado está diretamente relacionado ao ressecamento, que deixa a superfície do fio áspera, aumenta o atrito entre elas e, por fim, provoca o afastamento dos fios, o que contribui para aumentar o volume', explica Frederico Kladt, gerente de desenvolvimento de produtos.

• plano de ataque
A solução mais rápida - mas nem sempre a melhor, devido ao risco de o resultado não ficar natural, sem contar a necessidade de retoques - é o alisamento ou o relaxamento. Agora, se a razão do volume for o excesso de cabelo, um bom corte resolve. Vale a pena experimentar também xampus e condicionadores criados especialmente para essa finalidade. Se a informação não estiver clara na embalagem do produto, siga a dica do hairstylist Almiro Nunes e procure no rótulo por: agentes hidratantes (óleos e extratos vegetais), umectantes (aloe vera, lanolina e glicerina) e fortalecedores (ceramidas, aminoácidos e queratina). Outra saída menos radical e que reduz o armadão em cerca de 50% é o leave in. Nesse caso, você vai precisar de um cremoso, à base de proteína e silicone, e outro em forma de mousse. Faça assim: no cabelo úmido, espalhe do meio do comprimento até as pontas o equivalente a uma moeda de 1 real do leave-in cremoso. Passe o restante do produto que ficou na mão no topo da cabeça, sem tocar o couro cabeludo. Em seguida, repita o procedimento com a versão em mousse, passe um pente fino, deixe secar naturalmente e não mexa mais no cabelo. (* dica da Dai: sempre q você passar pente - fino ou grosso - ou abrir o cabelo com os dedos para passar os leave ins vai criar volume extra. Se quiser evitar o volume, sempre aplique amassando ou apertando e nunca abra os fios com os dedos. Depois do cabelo seco você pode alinhar melhor os cachos).

Cortar é fundamental
Deixar o cabelo crescer para domar o volume funciona. Mas para chegar lá, nada de tirar férias da tesoura. Prefere curtinho? Ele não arma se você investir no corte certo

Cortar em camadas largas é uma boa pedida para quem gosta de cabelão comprido, pois elas fazem com que os fios se entrelacem, formando belos cachos, que caem de um jeito harmonioso. Para quem prefere mechas na altura dos ombros, a regra é não deixar a base reta, o que só acentua o volume. 'A opção para dar balanço e quebrar o armado é desfiar de leve o comprimento, a frente e as pontas', ensina o cabeleireiro Sandro Cassolari, do Ricardo Cassolari, em São Paulo. Se você sonha com um repicado, mas tem medo de ficar over, o cabeleireiro André de Leone, do Studio Prime Hair & Beauty, em São Paulo, tem a solução: 'O repicado invertido, feito com a tesoura a 45 graus, tira só uns dedinhos do comprimento, reduz o volume e deixa as linhas bem marcadas'.

Franja: sinal amarelo
O estilo cortininha só funciona para quem tiver paciência de escovar a franja muito bem. Não é o seu caso, mas faz questão de cobrir a testa? Apele para uma franja falsa, cortada na lateral e em camadas e que, quando seca, não ultrapassa a linha do nariz - mais curta do que isso, ela salta para a frente e para o alto! Tesoura ou navalha? 'Em geral, tesoura é melhor. A navalha agride os fios. Na hora ela até deixa o cabelo legal, mas, dias depois, eles ficam minguados e arrepiados', diz Wanderley Nunes, do Studio W Iguatemi, em São Paulo.

7 cuidados com a coloração
O cabelo cacheado é mais ressecado que os outros tipos de fio. Por isso, redobre a atenção na hora de tingir

1. nada de pular o teste da mecha. Faça-o conforme as instruções da embalagem.
2. para fortalecer o fio, faça uma hidratação pelo menos um dia antes da tintura.
3. se as luzes forem muito finas, elas se perdem entre os cachos e deixam um aspecto desleixado. As claríssimas parecem fios grisalhos. O ideal é usar mechas largas, começando a dois dedos da raiz e com as pontas um pouco mais claras.
4. 'na coloração, o jeito mais fácil de aumentar o tempo de retoque da raiz de 20 para até 35 dias é usar xampu, condicionador e máscara específicos para os tingidos', diz o cabeleireiro Robson Trindade, do Red Door Salon and Spa (SP).
5. nem pense em acelerar o processo de descoloração com fonte de calor, como infravermelho ou secador. Eles roubam a oleosidade natural dos fios e deixam o cacheado mais ressecado.
6. antes de colorir os fios, distribua um creme protetor à base de polímeros hidratantes, que não compromete a ação dos pigmentos.
7. ao contrário do que muita gente pensa, a henna não é boa pedida para os cachos. O pó obtido de folhas e cascas secas tem ação adstringente e favorece o ressecamento. Se fizer questão do produto, adicione ao pó diluído em água uma colher de sopa de óleo de amêndoas, jojoba ou calêndula.

Cacheadas assumidas
Aprenda com as beldades abaixo mais truques para domar seus fios e mantê-los sempre lindos

Camila Pitanga
'Para controlar o volume, lavo a cabeça com xampu e condicionador específicos para o meu tipo de cabelo, retiro a umidade com uma toalha e nunca dispenso o ativador de cachos. Agora, para reduzir o frizz, faço uma reconstrução a cada 15 dias com a terapeuta capilar Cíntia Araujo, do Fashion Clinic, no Rio.'

Claudia Ohana
'Tem dias em que meu cabelo parece ter vida própria! Quando isso acontece, parto logo para o rabo de cavalo, a trança ou as presilhas. Mas não reclamo de ele ter essa forma. Afinal, tenho a opção de realçar os cachos com babyliss médio - antes, porém, aplico leave-in no cabelo molhado e seco com difusor - ou alisá-los com a ajuda de um protetor térmico e uma escova.'

Isabel Fillardis
'Meu segredo para acordar com o cabelo arrumado e os cachos definidos é aplicar, antes de dormir, um reparador de pontas no comprimento, dividir em duas partes e fazer uma trança em cada uma delas, sem prendê-las. De manhã, só tenho o trabalho de soltá-las! Também hidrato os fios uma vez por semana com máscara à base de macadâmia e queratina.'

Maria Flor
'Não saio de casa sem leave-in para definir os cachos. Faço assim: molho o cabelo, espalho nas mãos uma quantidade do tamanho de uma pérola e passo nos fios da raiz em direção às pontas. Outro procedimento que já virou ritual é fazer uma hidratação a cada dois meses com os produtos da linha Semi di Lino, da Alfaparf.'

Fonte: Marie Clarie

2 comentários:

Guiga disse...

Adorei o post!
Sempre fiz escova e chapinha pq tinha o cabelo ondulado, rebelde e volumoso. Semana passada pedi um corte pra usar o cabelo "natural" e qual não foi minha surpresa? Cachinhos lindinhos!!! Estou amando! Obrigada pelas dicas!

lane disse...

Oiii

O que e sparay fixador?

Encaracoladas!

:D