quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Como o gel funciona?

*traduzido
O gel de cabelo é provavelmente o estilizador mais usado daqueles que gostam de bastante definição, sustentação, brilho e pouco frizz.

Achar o produto bom ou ruim, depende naturalmente do desempenho do produto e também do cabelo. Entretanto é muito útil investigar cientificamente como os produtos trabalham, quais as funções dos ingredientes na fórmula e assim por diante.

O que estilizadores fazem?
Um produto de estilização ajuda na forma final do cabelo, geralmente formando uma película no fio e mantendo o fio no lugar.
Os géis, cremes, ceras e mousses fornecem a 'liga' através de um mecanismo de 'cola' dos fios. Este tipo de estilização é muito suscetível ao rompimento devido à manipulação física, tal como pentes, mãos e até o vento.

Que é um gel?
Um gel é uma dispersão coloidal de partículas (que variam dos nanômetros aos micrômetros) num meio líquido. As partículas contínuas (muitas vezes polímeros) dão a forma a uma rede por todo o líquido que incha e forma uma massa gelatinosa. O gel é um colóide mas pode ser mais ou menos líquido até quase ter a aparência de um sólido.

Quando o produto é aplicado, o depósito dos polímeros na superfície do cabelo e faz com que essa rede de polímeros sejam atraídas umas as outras, criando grupos de cabelos (pavios). A água evapora lentamente do cabelo deixando apenas os polímeros. Estas películas contínuas ajudam a manter o formato e brilhar até que as ligações ou estejam quebradas através das forças mecânicas (condições penteando, do toque, do vento) ou até que o produto esteja removido dos fios.

A composição de um gel de cabelo inclui a água como o ingrediente principal, polímeros para firmar, diluentes, modificadores da viscosidade, fragrância, preservativos e aditivos usados para dar umidade, brilho, e proteção UV, e para modificar as propriedades da película que é dada forma.

A modificação das propriedades da película formada pelo gel de cabelo é o assunto de pesquisa a nível académico. A razão para esta encontra-se no fato de que nenhum outro polímero ou combinação de polímeros fornecem as mesmas propriedades.

Ingredientes:
PVP: é formador de uma película aquosa e solúvel. Entretanto, absorve a água prontamente, que no tempo úmido torna o fio pegajoso ao toque, pode causar frizz, e dá uma aparência fia ao cabelo. No tempo seco, pode tornar-se frágil e quebrar.

PVA: resiste a absorção da água na umidade, é mais flexível no tempo seco assim que não se quebra.

O copolímero de PVP/VA fornece um meio excelente entre as propriedades de cada um destes polímeros individualmente.

O poliuretano (boa estabilidade térmica), o copolímero acrílico, os poliacrilatos, o copolímero, dentre outros são igualmente os agentes da 'rede' encontrados em gel de cabelo.

Os polímeros cationicos (Polyquaternium) - estes polímeros carregados positivamente. Dão forma, brilho e a diminuem a estática. Fornecem tipicamente o efeito molhado e quando secam dão uma sensação lisa ao cabelo.

Polyquaternium-4 ajuda quando a umidade está muito elevada.

Polyquaternium-11 é copolímero de VP/DMAEMA é menos suscetível a umidade. Polyquaternium-11 geralmente é recomendado para mousses onde pode hidratar. Este polímero não é totalmente solúvel. Isto poderia conduzir algum acúmulo com o tempo se não usar um shampoo com algum agente limpante.

Há muito outros polímeros, copolímeros, combinações de polímeros e de aditivos novos para os géis de cabelo que estão sendo usados em fórmulas disponíveis no comércio, e sendo elaborados nos laboratórios.

Sabendo de algumas propriedades desses polímeros, podemos escolher qual o melhor produto para o cabelo. Por exemplo, uma pessoa que vive em um ambiente muito úmido e quente pode evitar um produto que contenha PVP. Uma pessoa em um clima seco e frio pode procurar um produto que contenha Polyquaternium-11, devido a seu potencial de hidratação.
Os aditivos dos umectantes (tais como o pantenol, o glicol, a glicerina) podem ajudar o desempenho de produto em um clima seco, mas podem ser desastrosos em um úmido.
Como sempre, a experimentação será necessária para encontrar o produto perfeito. Suas necessidades podem igualmente mudar ao longo do ano com as estações.

Fonte: Naturally Curly

Nenhum comentário:

Encaracoladas!

:D