sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Rotina de tratamento : Como saber o que o cabelo precisa?

Oi meninas!
Tudo bom com vocês?

Quando comecei a fazer minha transição, tive várias dúvidas sobre qual rotina seguir. Várias vezes me disseram que eu ia aprender a identificar o que meu cabelo precisava. Eu me perguntava: como?  Realmente eu consegui com o tempo. Mas há sinais que nos ajudam a identificar e isso simplifica muito a rotina de tratamento.

Pesquisando tratamentos novos, encontrei o Blog Cabelos e Sonhos (do cabelereiro Marlon Bruno) com uma rotina de tratamento diferente. Analisando, percebi que os componentes que eu costumava a usar no cabelo estavam entre os itens citados. Resolvi experimentar, fiz umas adaptações e estou indo bem com a nova rotina. Mas vamos entender como funciona esse novo cronograma.
Esse tratamento tem 04 pilares: força, disciplina, textura e cor.

Quando o cabelo está quebradiço, fraco, você precisa focar o tratamento com itens tratam  força. Quando está volumoso, sem definição, com frizz, você precisa dos itens que tratam disciplina. Quando o cabelo está sem brilho, poroso, áspero você tratam com os itens de textura. E quando o cabelo tem coloração, mechas, luzes, você precisa dos itens que tratam cor. Nesse caso entra também os cabelos naturais que precisam de realce e  proteção.


Como funciona?  Para esse tratamento vamos precisar de 04 produtos, na seguinte ordem de importância dentro desse cronograma: máscara, leave-in, condicionador e shampoo.

Vamos imaginar que você está com quebra e ressecamento no cabelo. Você vai tratar força e textura. Você vai ter uma máscara com os componentes de força, um leave-in com os componentes de textura. Pode procurar um condicionador que tenha os componentes de disciplina e o shampoo que trate o item cor. Pronto, com  04 produtos você tem o tratamento equilibrado para a necessidade do seu cabelo no momento.

Esse é o conceito: identificar o que o cabelo precisa, anotar os componentes, escolher os produtos e testar. Comigo funcionou.

Um dos seus produtos precisa obrigatoriamente ter os componentes de força. Se seu cabelo não está quebrando, então você pode usar um shampoo pra esse caso (é o último produto em termos de grandeza nesse tratamento). Se você está com quebra, os itens de força precisam estar presentes na composição da sua máscara.

Entendeu a ideia? Agora vamos identificar o que a gente precisa ter na composição dos produtos para cada item.

Força: aminoácidos, proteína, elastina, colágeno, carboidrato.
Disciplina: cera de candelila, óleo de macadâmia, de abacate, oliva, refinadores catiônicos,óleo de argan.
Textura: Mel, óleo de coco, óleo de damasco, manteiga de karitê, nanoceramidas, ácidos graxos.
Cor: ceramidas, ácido de frutas (limão, laranja, maçã), extrato de frutas (grapefruit).
A queratina não é bem vinda nessa rotina, pois pode causar quebra no cabelo com o uso contínuo.

Eu preciso ter todos esses itens na composição do meu produto?  Não, mas um desses itens precisa estar entre os 05 primeiros componentes da composição do produto.

Como eu monto minha rotina?  A máscara deve ser usada 01 mês por semana, principalmente quando estiver na rotina como item de força. Os demais itens você vai usar de acordo com sua rotina de lavagem.

O cronograma capilar brasileiro Não invalida o cronograma tradicional (hidratar, nutrir e reconstruir). É uma forma diferente de atender as necessidades do cabelo naquele momento, um novo conceito. Você vai ter menos produtos, mas precisa observar muito a composição. Se eu tenho problema de definição, uso uma máscara de macadâmia, mas esse componente está no fim da formulação do produto, não vai ajudar.

No próximo post eu vou contar como é minha rotina de tratamento e minhas adaptações ao cronograma.


Bjs cacheados!

Eliane Serafim
Grupo Amigas Cacheadas
Fonte: http://www.cabelosesonhos.com














12 comentários:

Preta disse...

Nooooossa, eu adoreeei esse post!!!!! Muita muita informação boa para mim *-*
E o blog então nem se fala, voltarei sempre hahaha
Vai conhecer meu cafofo!
Beijão da Pretinha

http://pretapretinhablog.blogspot.com.br

Eliane Sérafim disse...

Que bom que você gostou Pretinha!
Super beijo

Unknown disse...

Ótimas dicas!

Unknown disse...

Olá, gostei muito dessa novidade, mas ainda estou com dúvidas sobre como comprar os produtos certos, gostaria de ajuda para fazer e comprar certo. Sou adepta aos produtos sem sulfato, porém emus cabelo continua sem brilho, cor, vitalidade e opaco e não cacheia mais como antes. (passei uma química pra abrir os cachos). Me ajude por favor. Bjos

Unknown disse...

Mas que maravilha ter descoberto este vosso blogue!!! Mais uma ajuda nesta caminhada para cuidar do meu cabelo. Ainda há pouco descobri o programa capilar tradicional que estou a seguir religiosamente, mas esta forma de agir com o cabelo me parece muito interessante. Aos poucos os meus cachos vão ficar maravilhosos e saudáveis. Um obrigada do outro lado do Atlântico!

http://mulatadelisboa.blogspot.pt

Eliane Sérafim disse...

Adriana Paulino de Oliveira, eu também sou adepta do low-poo há 03 anos. A química altera a estrutura do fio, ele não vai cachear da mesma forma.Em relação a produtos você precisa avaliar o seguinte:
seu cabelo tem quebra? Se tiver a máscara precisa ter os componentes do item força(aminoácidos,proteínas, colágeno).
O leave-in pode ter os componentes de disciplina, para reforçar a definição. O condicionador, pode ter mel por exemplo, para amaciar e ajudar a restaurar o brilho. O shampoo, pode ter ceramidas para ajudar a reavivar a cor.
Você precisa observar os sinais que o cabelo está mostrando agora para investir nos produtos certos.

Unknown disse...

Adorei as dicas. Amo esse blog que é o melhor. Depois que o encontrei meu cabelo nunca mais foi o mesmo. Bjs

Unknown disse...

Obrigada Eliane por me responder, fiquei super feliz pela atenção. Se não for pedir muito, você poderia me dar dicas de quais produtos sem sulfatos e parabenos que contenham esses componentes para eu poder comprar, é que ainda não sei identificar os produtos pelos rótulos, o que estou usando até hoje são o shampoo e condicionador DEVA e MULTIVEGETAL. já está na hora de fazer comprinhas novamente e gostaria de ter mais opções, ando com a listinha de liberados arquivado ao celular, mas onde moro, Anápolis GO, é muito difícil encontrar e além do mais a maioria dos produtos são importados. Faz um post pra nós também, com opções de compra para cada item do CBC (marca, produtos, etc...). Adoro ver todas as dicas, vocês estão de parabéns... Bjos

Unknown disse...

Adorei as dicas. Quero dicas de produtos tbm

Unknown disse...

Tbm quero dicas de produtos . adorei as dicas dadas.

Unknown disse...

Adorei as dicas. Quero dicas de produtos tbm

Guenda disse...

Oi Eliane, adorei a novidade! Vou tentar fazer as adaptações ao meu cronograma. Meu cabelo não tem quebra, não uso química nenhuma, mas é volumoso, poroso e áspero em algumas partes. Acredito que precisa de um pouco mais de definição e maleabilidade. Meu cronograma já contempla vários itens. A hidratação faço juntando a máscara à papinha de maisena e batizo com pantenol, extrato de aloe, mel, leite coco e óleo de coco. E finalizo com o LOC usando o óleo de abacate. Creio que preciso do item força, podes me indicar uma máscara de hidratação que seja no poo? que acha de relaxima? Bjs

Encaracoladas!

:D