sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Cabelos e Umidade do ar


Texto extraído dos sites: HairFinder e BSG Cabeleireiros

Como manter seu estilo de cabelo em clima úmido

O sol e o calor de verão que atraem muita gente às praias pode criar condições desastrosas para pessoas com cabelos sensíveis à umidade. Dependendo do seu tipo de cabelo, a umidade excessiva do ar, durante tempo úmido, pode criar ondulações e encrespamento, ou aumentar o peso dos seus cabelos.
Isto acontece porque a umidade tende a tornar possíveis as piores tendências naturais dos cabelos. A umidade no ar reage com as ligações químicas do hidrogênio, encontradas em cada fio de cabelo, fazendo com que os cabelos percam seus penteados.
“Meus cabelos não são naturalmente frizados”, diz a moça que recentemente se mudou para a Flórida “mas ele tem realmente saído do controle, com toda esta umidade”.
Existem passos simples que você pode seguir para minimizar os efeitos da umidade e manter o seu estilo de penteado. A melhor maneira de superar os efeitos da umidade é trabalhar a textura natural dos seus cabelos. Ao invés de alisar e pranchar seus cabelos ondulados, use um estilo que funcione com suas ondulações naturais. Se seus cabelos são lisos, não gaste seu tempo fazendo cachos que vão inevitavelmente voltar ficar lisos neste calor do verão. Ao trabalhar com seu estilo natural de cabelo, você irá conseguir um estilo que lhe caia bem, não importando as condições do seu meio ambiente.
Se a umidade faz com que seus cabelos fiquem caídos e sem vida, a melhor solução é fazer um corte de cabelo em camadas. O corte no estilo reto faz com que o cabelo pese mais no comprimento, de forma que ele fica colado na cabeça. Isto pode ser especialmente problemático para quem tem cabelos muito finos. As camadas adicionam dimensão e textura em todo o cabelo, evitando assim as mechas caídas, mesmo em climas úmidos.
Você também pode combater os efeitos da umidade quando você for pentear seus cabelos; ao escová-los, use o mínimo de produtos possível pois o uso excessivo de gel e cremes faz o cabelo ficar mais pesado e sem vida. Também é bom usar um xampu que limpe bem uma vez por semana, para retirar o excesso de resíduos. Uma opção é usar um spray leve ou adicionar um pouco de volume nas raízes do cabelo e deixar o resto livre de produtos. Você também pode criar volume usando o secador na raiz dos cabelos, sem exagerar.
Um dos maiores problemas na hora de fazer os penteados é o frisado dos cabelos que tem maior impacto em cabelos cacheados, ou cabelos grossos e difíceis de pentear. A maneira mais eficaz de se combater o efeito frisado, causado por climas úmidos é começar por um bom corte de cabelo. Para cabelos encaracolados escolha um corte que seja comprido e com um pouco de ângulo de inclinação. O cabelo mais comprido irá criar mais peso nos fios, ajudando a evitar o excesso de caracóis e frisos. Os cortes que são diagonais ou um pouco repicados ajudarão a manter os cabelos menos volumosos.
Você também poderá usar produtos específicos para pentear e dar estilo, como por exemplo as linhas ‘anti-frizz’. Estes produtos contém silicone, o que ajuda a preservar a umidade evitando que o cabelo fique com a aparência de frisado. Outra dica para cabelos cacheados é, ao invés de usar o secador para secar e alisar seus cachos, usar as pontas dos dedos para enrolar e definir ainda mais os cachos, e deixar seus cabelos secarem naturalmente. Usar o secador em excesso faz com que os cabelos percam sua umidade natural, aumentando o efeito frisado.
Não deixe que o calor e a umidade do tempo impeçam que você esteja chique e elegante o verão inteiro. Escolhendo o corte certo para a textura do seu cabelo, e escolhendo o estilo adequado, você poderá ter cabelos perfeitos em qualquer tipo de clima.


Os Efeitos da Baixa Umidade do Ar Sobre os Cabelos


Com a baixa umidade do ar os cabelos sofrem efeitos desagradáveis, que podem ser combatidos com determinados cuidados.
A água é a substância mais abundante nos sistemas vivos perfazendo 70% ou mais da massa de nosso corpo. Possui propriedades físico-químicas que a torna vital em todos os processos metabólicos responsáveis por nossa sobrevivência.
A umidade existente no ar é proveniente da evaporação de toda e qualquer superfície que contenha água, incluindo nossos cabelos. O índice normal de umidade do ar é de 60% a 65%, porém, em períodos de seca, ocorrem problemas respiratórios devido ao ressecamento de mucosas, complicações respiratórias, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos e aumento da eletricidade estática nas pessoas.
Os cabelos também requerem muitos cuidados neste período. O ambiente seco rouba a umidade natural dos fios tornando-os ressecados e sensibilizados. A pele seca repuxa, gerando um incômodo que funciona como um aviso de que está desidratada. Os cabelos vão perdendo a vitalidade celular e intercelular que só é percebida quando o índice de danificação já avançou o suficiente para tornar os cabelos ressecados e sem vida. O ar seco vai roubando lentamente a água presente na fibra capilar promovendo um desgaste das cutículas e uma perda gradativa das estruturas intercelulares responsáveis pela união e manutenção das cutículas. Os raios solares que incidem sobre os fios secos, agem mais intensamente sobre as membranas celulares desestruturando-as. As fibras de queratina são expostas e o fio se parte com mais facilidade. O shampoo passa a lavar mais do que devia. O condicionador desembaraça no momento da aplicação, mas depois de seco, os cabelos ficam mais arrepiados e sem brilho.
Tratar os cabelos saudáveis de forma preventiva é muito mais gratificante que tentar recuperá-los depois de danificados. A baixa umidade do ar aliada ao sol, vento, poluição, ar condicionado etc., atuam sobre os cabelos tal qual uma química tornando-os porosos, opacos e quebradiços, fragilizando-os e sensibilizando-os.
Quando a umidade do ar está mais elevada, a pele e os cabelos agradecem ficando naturalmente mais hidratados e, portanto, mais macios e flexíveis. Os tratamentos de hidratação e revitalização dos cabelos dão melhores resultados e as químicas de coloração, descoloração e relaxamento danificam menos os fios.
Mas todo profissional deve saber que, quando o clima está seco a atenção aos cabelos deve ser redobrada. É hora de usar e abusar de hidratantes capilares sem enxágüe. A hidratação e revitalização dos cabelos devem ser feitas semanalmente neste período. O shampoo deve ser mais hidratante e condicionante para que lave menos e proteja mais. A água do banho deve ser morna para que não desvitalize os cabelos. Antes de usar o secador e a prancha devem-se aplicar quantidades mais generosas de hidratante sem enxágüe.
Cabe ao profissional orientar seus clientes indicando todos os cuidados necessários, que também inclui beber muita água e manter o ambiente mais umedecido. Os hidratantes funcionam como barreira contra a evaporação formando um filme de proteção que impede que a água seja seqüestrada pelo ambiente seco. Os ativos hidratantes fixam a água por pontes de hidrogênio dificultando sua evaporação. No entanto, mesmo protegidos, se o tempo estiver muito seco, vale a pena umedecer ligeiramente os cabelos e reaplicar o leave-in.
Os cabelos hidratados e protegidos diariamente vão ficando cada vez mais macios, sedosos, resistentes e com brilho realçado.

Nenhum comentário:

Encaracoladas!

:D