sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Importância do uso do leave in - creme para pentear

Achei super esclarecedora essa explicação da Parabólika (House of Beauty) sobre a importância do uso do leave in, divido com vocês:

Os cremes de pentear, leave in ou leave ons, como são comumente conhecidos, são importantes aliados contra o ressecamento dos fios.

Estes produtos agem como escudo protegendo das agressões causadas pelo ventos, suor, água salgada, raios solares, ação dos radicais livres em geral.

Sabe-se que a atuação dos radicais livres envelhece e causa uma aparência desgastada aos fios, apagando o brilho e fragilizando a fibra.

Os ativos destes produtos, costumam selar as escamas dos fios, alinhando-as novamente, proporcionando sedosidade e ativando um brilho saudável. Este processo é conhecido como ação impermeabilizadora e protetora, que permite ao fio suportar as agressões ambientais que o cotidiano oferece.

Ao pentear, utilizar modeladores térmicos ou, simplesmente manusear com freqüência os fios, o processo de envelhecimento e perda de matéria é acelerado, assim o cabelo passa a sofrer com a perda de massa e, conseqüentemente, de densidade e textura, adquirindo uma aparência de fio fino e poroso, em especial nas pontas, extremidades mais afastadas do couro cabeludo.

O cabelo saudável é “impermeável”, pois possui cutículas alinhadas que atuam com eficácia na proteção do córtex e medula. Este cabelo não retém os princípios cosméticos tanto quanto aqueles fios que estão danificados e quebradiços (porosos), cujas cutículas estão falhando.

O processo de desgaste é muito mais intenso nos cabelos que enfrentam alisamentos, escovas progressivas, colorações ou descolorações, relaxamentos ou penteados que utilizem aparelhos térmicos, sendo estes os que mais necessitam da proteção dos cremes sem enxágue.

Estes cremes são idealizados para proteção, revitalização, reposição de nutrientes e modelagem nutritiva. Em geral, possuem componentes com intensa capacidade de reparação e ação filmógena significativa, envolvendo os fios com um filme de proteção reparador.

A aplicação do leave-in deve ser generosa, sendo indispensável sua atuação diária sobre os fios.

Os cabelos ondulados e cacheados são os que mais necessitam de nutrientes, pois têm um obstáculo natural a enfrentar, observando-se que ao crescerem passam a receber cada vez menos sebo proveniente do bulbo capilar e couro cabeludo, por conta de seu formado espiralado.

Os fios lisos não enfrentam o mesmo problema, no entanto, carecem de proteção contra a atuação agressiva do meio ambiente e de outros processos de transformação física ou química.

O leave in é um escudo de proteção para seus cabelos, portanto, use-o sem economia, seja generosa. Dê especial atenção às pontas e ao comprimento, evitando o couro cabeludo e procure produtos que aliem filtro solar, ingredientes emolientes e fragrância agradável.

Fonte: House Of Beauty

15 comentários:

Anônimo disse...

este escudo protetor não seria o temido encapamento dos fios? isso não jogo por terra o argumento que defende o no/low poo?

Luzia Couto Ferreira disse...

Olá, os fios precisam de proteção, mas “leave in ou leave ons” são prejudiciais ao fio. Há na sua maioria o silicone e o óleo mineral, entre outras substâncias que deixam os fios hidrofóbicos e com resíduos, a “matéria é explicativa”, mas, não diz isso. Os cremes de pentear deixam os fios opacos, ressecados e quebradiços.
Quando é orientado grandes quantidades de creme, isso só vai fazer com que os fios fiquem impregnados e a higienização dos cabelos prejudicada, o shampoo comum não é elaborado para retirada desse tipo de substância.
Mais informações poderão ser encontradas neste blog, www.belezamascomsaude.blogspot.com entre outras matérias relacionadas ao cabelo.

Dai disse...

Olá Anônimo, o escudo protetor que a Parabólica se refere seria mais no sentido de uma proteção contra raios solares, calor, poluição, maresia etc.
Mesmo quem faz No/Low Poo precisa usar leave in (Deus nos acuda se não usarmos) e por isso não estamos falando necessariamente de silicone.
É claro que o silicone também forma um escudo protetor. Cabe a cada um escolher o que quer para seus fios.
;)

Dai disse...

Olá Luiza, a matéria refere-se a proteção que o leave in promove e isso não está atrelado a rotina No/Low Poo (silicones e petrolatos).
O blog é amplo e generalizado, portanto você verá matérias onde não me aprofundo nos silicones e demais substâncias que podem tornar-se resíduos nos fios, pois várias pessoas não querem se desfazer deles, mas nem por isso a informação do post fica inválida.

Vou visitar o blog citado com prazer, informações são sempre bem vindas.

Anônimo disse...

Dai,
eu uso como leave in o Creme bafafá da Natura, indicado na comunidade dos cabelos cacheados e ADORO! meu cabelo é crespo e necessida de uma boa quantidade de creme. Se escolhermos um leave in sem silicone insolúvel e petrolados o cabelo não fica opaco, pelo menos o meu não fica. Eu sigo a rotina Noo/Loo.

Obrigada por ir em busca de informações para nossos amados e odiados cabelos.

BJS
Rosangela

Dai disse...

Rosangela! Esse leave é super bem falado! Ainda quero experimentar.
obrigada!

Anônimo disse...

Será que uma pessoa que usa apenas o Set it free e o Sh-Rd, dentro de uma rotina no-Poo está bem servida em termos de leave in? A adoção da rotina no-Poo está deixando meu cabelo bem mais brilhante, porém com um certo ar de mais fino, como se estivesse mais frágil!!Será que devo partir para o uso de leave ins mais consistentes?

Gostava do Leave in protetor da Lanza, mas parece que ele é da turma dos proibidos, não é mesmo, Dai?

Dai disse...

o Sh tem muitos elogios, nunca usei, mas sei q ele é muito bom. Eu abandonei o Set pq ele tá deixando meu cabelo meio duro. Tem q usar muito pouco dele. O Leave da Lanza é proibido sim, e ele não controla volume e nem define cachos. Dependendo do efeito q vc quiser pode usar um defrisante, um gel ou mesmo um creme. Mas poste aqui o efeito q vc quer e o seu tipo de cabelo!
bj

Unknown disse...

Olá meninas!!

Na lista de produtos liberados não vi (pode ser pela ausência dos óculos, rsrs) os cremes de pentear da Surya... Pelas pesquisas que fiz, os 2 que comprei estão liberados (fiquei na dúvida acerca do methylchloroisothizolinone e methyllisothiazolinone, mas vi que são conservantes...). Vcs já usaram amla, guaraná e melão e o canela cupuaçu??

Dai disse...

Denise, acho q nao tem na lista pq a gente nao conhecia naquela época!
Mas pode postar q eu acrescento!
Da surya eu so usei shampoo e cond 1x.

Unknown disse...

Ah!! sem contar que é baratinho, custou apenas R$ 8,00 no supermercado!

Unknown disse...

Dai e meninas!!

Usei o creme de pentear canela e cupuaçu da Surya. Como sempre utilizava misturado a outro produto não sabia se ele era realmente bom. Hj usei apenas ele e o angell, não coloquei nem one condition. O cabelo ficou muito legal, cachos largos, encorpados e com um volume maravilhoso (no ponto)!! O cabelo ficou super leve e gostoso de pegar...A textura do creme é leve e mole, não é oleoso e não pesa nos fios. Apliquei de forma diferente do que sempre via nos vídeos do Deva: separei o cabelo em seções e apliquei o creme e depois o gel, em cada uma!!
Bjusssssss

Dai disse...

UAU, esse nao conhecia!

lane disse...

BOa Tarde Dai,

Eu posso usar leave-in e deixa-lo no cabelo ?

Dai disse...

Leave in assim como creme para pentear são para ficar no cabelo.

Encaracoladas!

:D