segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Guia dos Óleos Essenciais

Extraí da matéria da Revista Bons Fluidos, uma lista com os principais óleos essenciais com propriedades voltadas para a saúde dos cabelos e constante de muitos cosméticos botânicos.

A lista completa, com todos os óleos essenciais citados pelo Dr. Fabian Flegner, encontra-se no link (fonte no rodapé da matéria):

"O aromaterapeuta Fábián László Flégner, de Belo Horizonte, listou alguns dos óleos essenciais mais usados no mundo, suas principais indicações no aspecto emocional e físico, a parte da planta utilizada para a extração do princípio ativo e os países de origem:

Alecrim-da-horta QT1 cânfora (Rosmarinus officinalis)
Usado para estimular a concentração e a memória e o alívio de problemas como reumatismo, dores localizadas, seborréia, sonolência e tensão muscular. Associado ao amor. Extraído da erva. Origem: Espanha.

Capim-cidreira, capim-limão ou santo (Cymbopogon citratus)
É antiinflamatório, combate celulite, problemas digestivos, falta de apetite, cólicas intestinais, seborréia e queda de cabelo. Ajuda a liberar raiva e emoções contidas. Extraído das folhas. Origem: Brasil.

Copaíba (Copaifera officinalis e C. langsdorfii)
Para problemas de pele em geral, como alergias e inflamações, úlceras estomacais, gastrite, cabelos sem brilho, manchas senis de pele, queimaduras, hemorróidas, problemas renais. Extraído da madeira. Origem: Brasil.

Gerânio (Pelargonium graveolens)
Tem propriedades antidepressivas e anti-sépticas, ajuda no controle da oleosidade da pele e cabelo e é recomendado para o tratamento de peles secas. Alivia o medo e a carência. Extraído da erva. Origem: Egito, França e China.

Laranja (Citrus aurantium)
Desperta a alegria e o entusiasmo e, ao mesmo tempo, acalma. Abre o apetite e auxilia no tratamento de problemas de digestão. Em xampus, combate caspa, seborréia e queda de cabelo. Extraído da casca do fruto. Origem: Brasil.”

2 comentários:

Cristhiano Teixeira disse...

oi, vc's poderiam postar dicas e finalizações para os cachedos masculinos,


bjs!

Rosana Jesuino, Sampa, Brasil disse...

Cristhiano!

Vou procurar as dicas e posto pra voce.

Obrigada por nos acompanhar

Encaracoladas!

:D